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Obras do trevo da SP-101 e terminal de ônibus no Santo Antonio começam no ano que vem

As obras do futuro trevo de entrada de Hortolândia, que será instalado no quilômetro 6,5 da Rodovia Francisco Aguirre Proença (SP-101), na entrada do bairro Boa Vista, e do terminal de ônibus do Jardim Terras de Santo Antonio, próximo à empresa EMS, devem começar em julho de 2017.

A informação foi dada pelo presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, ao deputado estadual Angelo Perugini (PDT), durante reunião Terça(26) de manhã, na sede da empresa, em São Paulo.

Os dois equipamentos urbanos fazem parte do Corredor Metropolitano Noroeste vereador Biléo Soares, que deverá ligar as cidades de Santa Bárbara d´Oeste e Campinas, passando por Hortolândia, Monte Mor, Sumaré, Nova Odessa e Americana, num total de 37 quilômetros. Quando o sistema estiver em operação, a estimativa da EMTU é transportar cerca de 4 milhões passageiros ao mês.

Perugini se reuniu a fim de se informar sobre o andamento e a programação das obras, cujo início se deu em 2006, quando o deputado era o então prefeito de Hortolândia. Atualmente, a EMTU executa obras dos terminais de transferência na Avenida Olívio Franceschini, no Parque dos Pinheiros. Segundo a empresa, os equipamentos serão entregues no mês que vem.

Entre os benefícios do Corredor, aponta a Empresa Metropolitana, estão o aumento da velocidade operacional dos ônibus, ampliação do número de partidas de viagens, redução do tempo de deslocamento, aumento das opções de destino com a integração do sistema, além de mais segurança ao usuário com o monitoramento eletrônico da operação do serviço via satélite.

Ligação com Ponte Estaiada
O deputado aproveitou a reunião e cobrou do Estado a interligação, já nesta etapa da obra, da avenida Olívio Franceschini com a Ponte Estaiada, cujo trajeto, até chegar à SP-101, passará pelo jardins Novo Ângulo, Nova América e Parque Peron. Em vários trechos do Corredor, Hortolândia precisou desapropriar imóveis que estavam em seu trajeto. O Parque Peron é um dos bairros onde ocorreram as desapropriações.

Audiência Pública
No próximo dia 16 de maio, a EMTU realizará na Câmara de vereadores de Hortolândia audiência pública na qual discutirá o impacto ambiental do trecho que ligará os terminais metropolitanos de Hortolândia e Sumaré. A audiência é parte das exigências para que o Estado consiga o licenciamento ambiental da obra. No dia 19, o encontro será em Sumaré.

Ciclovias é sugestão dos moradores
A inclusão de sete quilômetros de ciclovias no Corredor é fruto das reuniões com a comunidade. São sete quilômetros destinados às bicicletas nas avenidas Emancipação, Santana e Olívio Franceschini. A implantação das áreas para circulação exclusiva de ciclistas foi incorporada ao projeto seguindo sugestão da Prefeitura na época. As ciclovias facilitam o trânsito de ciclistas e garantem mais segurança às pessoas que utilizam bicicletas como meio de transporte para deslocamento de pequena distância. O trecho exclusivo para a mobilidade de ciclistas é o primeiro de Hortolândia. A falta de ciclovias no município, resultado da falta de planejamento urbano em décadas passadas, obriga ciclistas dividirem espaço no trânsito com automóveis e caminhões, o que oferece risco de acidentes.

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