A partir desta segunda-feira (16), motoristas que trafegam pela Avenida Ruy Rodrigues, em Campinas, devem ficar atentos a dois novos radares de fiscalização eletrônica.
Os radares foram instalados nas travessias de acesso ao Terminal BRT Santa Lúcia e monitoram três tipos de infrações: excesso de velocidade (limite de 50 km/h), avanço semafórico e parada sobre a faixa de pedestres.
Localização dos novos radares
Os equipamentos estão posicionados nos dois sentidos da via:
- Sentido bairro-Centro: próximo à Rua Alberto Melo da Costa;
- Sentido Centro-bairro: antes da Rua Armando Rocha Brito Junior.
Apesar da instalação, o número total de radares ativos em Campinas permanece em 144. Isso foi possível graças ao remanejamento de equipamentos de outros cruzamentos da cidade, como as Avenidas Alberto Sarmento com Governador Pedro de Toledo e Barão de Itapura com Brasil.
Por que os radares foram instalados?
De acordo com a Emdec, a instalação tem como foco principal aumentar a segurança viária, reduzindo acidentes, especialmente os que envolvem pedestres, e protegendo usuários do transporte público. Entre 2020 e outubro de 2024, a Avenida Ruy Rodrigues registrou 9 acidentes com vítimas feridas e 4 sem vítimas.
O objetivo é incentivar o respeito aos limites de velocidade e melhorar a segurança nas travessias que conectam os bairros e o Terminal BRT Santa Lúcia. Faixas informativas foram instaladas no trecho para alertar os motoristas sobre os novos equipamentos.
Avenida Ruy Rodrigues em números
Com cerca de 7 km de extensão, a Avenida Ruy Rodrigues liga os bairros Jardim Novo Campos Elíseos, Jardim Yeda, Parque Universitário de Viracopos, Jardim Shangai e Recanto do Sol I. Em 2024, mais de 48 mil veículos transitam diariamente pela via, considerando ambos os sentidos de tráfego.
Remanejamento de radares
A estratégia de redistribuir radares vem sendo usada pela Emdec para atender às demandas de segurança viária. Em outubro de 2024, um radar foi remanejado para a Avenida Ruy Rodrigues, próximo à Estação BRS Arymana, no Parque Universitário de Viracopos, para reforçar a segurança de pedestres que atravessam a via.
Com essa medida, a fiscalização é ajustada para pontos que necessitam de maior atenção, mantendo a cobertura em áreas de maior circulação e risco.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98