Nossa Região

Novo radar entra em funcionamento a partir de segunda-feira (12) em importante avenida da região

Publicidade

Motoristas que costumam trafegar pela região da Avenida John Boyd Dunlop, em Campinas, devem ficar atentos, pois um novo ponto de fiscalização por radar será instalado. A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) anunciou que o equipamento será posicionado na altura da Praça Santa Catarina e Rua Joaquim Vilac, na Vila Teixeira, no sentido bairro – Centro.

Os novos radares fiscalizarão velocidade, avanço semafórico e parada sobre a faixa de pedestre. A operação dos equipamentos começará na próxima segunda-feira (12).

Motivo da instalação do novo radar

A Emdec destacou que esse é um ponto crítico de acidentes, com recorrentes desrespeitos à sinalização semafórica. O trecho registrou 45 acidentes entre 2019 e maio deste ano. A instalação visa aumentar a segurança na área, já que a avenida é a que mais registra mortes no trânsito da cidade.

A John Boyd Dunlop é a via mais extensa de Campinas, com cerca de 15 km por sentido e 47 cruzamentos. Ela é uma importante ligação com o distrito de Campo Grande, que possui 190 mil habitantes, atravessando cerca de 90 bairros. Em 2024, aproximadamente 60 mil veículos circulam pela avenida diariamente. Vale destacar que a velocidade máxima permitida no local é de 40 km/h. A Emdec informou que faixas informativas foram instaladas no trecho para alertar sobre a ativação do radar.

Mudança de ponto de radar

O dispositivo de fiscalização que será instalado no local foi remanejado do cruzamento das avenidas Senador Saraiva e Benjamin Constant, na região central de Campinas. Ou seja, não houve uma ampliação do número de radares ativos na cidade, mas sim um remanejamento de pontos.

O início da operação do equipamento considera os dados de acidentalidade monitorados pela empresa. O local ocupa a 13ª posição no ranking de sinistros registrados entre 2019 e maio de 2024. O ranking considera a gravidade das ocorrências, sendo 45 ocorrências registradas, das quais 22 sem vítima, 20 com vítima não fatal, dois atropelamentos e uma fatal.

Radares em Campinas

Campinas possui atualmente 144 pontos de fiscalização eletrônica. No contrato anterior, eram 126 pontos. Na Avenida John Boyd Dunlop, nenhuma morte no trânsito foi registrada em um raio de 300 metros dos novos radares.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo