Nossa Região

Mais 3 mortes por dengue confirmadas em 2024 em Campinas

Moradora de Hortolândia

Na tarde de quinta-feira, dia 18 de abril, a Secretaria de Saúde de Campinas divulgou um comunicado preocupante: três novas mortes por dengue foram confirmadas na cidade este ano, elevando o total para 11 em 2024. A Pasta expressou solidariedade às famílias enlutadas e reforçou o apelo à população para que mantenha cuidados preventivos e contribua com as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

As vítimas, um homem de 43 anos, uma mulher de 84 anos e uma menina de 10 anos, residentes em diferentes áreas da cidade, foram diagnosticadas com o sorotipo 2 da doença. Os casos reforçam a necessidade de medidas eficazes para conter a disseminação do vírus e proteger a população.

Além das medidas de prevenção, a Secretaria de Saúde está intensificando o treinamento de profissionais de saúde para garantir uma assistência adequada aos pacientes. Nesta semana, um videocast elaborado pelo Departamento de Vigilância em Saúde destacou o perfil das vítimas, visando orientar sobre fluxos de atendimento e tratamento individualizado.

O alerta para os sinais de desidratação e complicações da doença, especialmente em grupos vulneráveis como idosos, gestantes e crianças, foi reforçado pela médica Elda Motta. A hidratação adequada e o acompanhamento médico são fundamentais para evitar complicações.

Campinas declarou situação de emergência em 7 de março devido à epidemia de dengue, e desde então tem adotado uma série de medidas para enfrentar a doença. Mutirões de conscientização e remoção de criadouros, o uso de drones para identificar focos de proliferação do mosquito e a implementação de um sistema de monitoramento por inteligência artificial são algumas das ações em curso.

O Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses, composto por diversas secretarias e órgãos municipais, tem sido fundamental na coordenação das ações de combate à dengue. A colaboração da população é essencial nessa luta contra a doença, que pode ser prevenida com simples medidas de higiene e eliminação de focos de reprodução do mosquito.

Para mais informações e orientações sobre como se proteger da dengue, acesse o site oficial da Prefeitura de Campinas: dengue.campinas.sp.gov.br. Juntos, podemos vencer essa batalha pela saúde pública!

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98