Além dos certificados de formatura, reeducandos receberam atendimento de saúde, palestras e diversos outros serviços
Quarenta e sete reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Profº Ataliba Nogueira, de Campinas, receberam certificados por concluírem os ensinos EJA fundamental – séries iniciais -, EJA Fundamental – séries finais, e EJA do Ensino Médio, nesta terça-feira, 23. A cerimônia de formatura ocorreu simultaneamente à abertura da 1ª Jornada de Cidadania Trabalho e Renda, pós pandemia, em parceria com a Escola Vinculadora E.E. Reverendo José Carlos Nogueira.
A Jornada é realizada pela Secretaria da Administração Penitenciária, por meio das Coordenadorias de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e das Unidades Prisionais da Região Central (CRC), o evento consiste em uma ação conjunta durante uma semana, prestando serviços sociais para a população carcerária. Após mais de dois anos sem realização devido à pandemia, as Jornadas estão sendo retomadas com força total em todo o estado.
O objetivo do projeto é oferecer aos reeducandos do sistema penitenciário paulista um conjunto de serviços essenciais, trazendo um mutirão de ações para fornecer importantes ferramentas na retomada da vida em liberdade. Entre as atividades oferecidas aos apenados estão atendimentos de saúde – aferição da pressão arterial, verificação de glicemia, oximetria, aferição de medidas (peso/altura), orientações e atendimentos jurídicos – Defensoria Pública; palestras com Psicóloga e Assistente Social. Além desses atendimentos, serão realizadas palestras sobre educação, saúde e serviços executados pelas Centrais de Atenção ao Egresso e Família (Caefs), da CRSC. Ao todo, serão cerca de 10 mil atendimentos destinados aos apenados. Eles também irão assistir ao filme “Até o Último Homem”, cujo objetivo é fazer uma análise sobre a vida, promovendo reflexão sobre escolhas e mudança de vida.
Os serviços oferecidos na unidade prisional contam com profissionais e materiais necessários para o atendimento disponibilizados pelo órgão parceiro. O evento possibilita que em um único dia o reeducando consiga, por exemplo, receber informações processuais e ainda passar por oficinas, palestras e dinâmicas especialmente elaboradas para sua reintegração social. No CPP, a programação será encerrada na sexta-feira, 26.
A SAP estabelece que todas as unidades prisionais do estado de São Paulo devem oferecer ações de reintegração social aos reeducandos por meio das Jornadas. Mais de dois milhões e meio de atendimentos já foram realizados desde a criação das Jornadas de Cidadania e Empregabilidade, Trabalho e Renda.
O evento contou com a presença Eliane Aparecida Stefani – representante da OAB Campinas; Talita Doreto – servidora pública da prefeitura de Campinas; Guilherme de Almeida – vice-presidente da Comissão Prerrogativa da OAB Campinas; Patrícia Adolf Lutz – Dirigente Regional de Ensino da Campinas Oeste; Abel de Almeida – Coordenador Departamental de Trabalho dos Reeducandos; Elke Aparecida Mazutti – Diretora da Escola Reverendo José Cortês Nogueira; Paulo Camargo – Secretário Adjunto da Secretaria de Obras Públicas.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98