Nossa Região

Estudos da Unicamp revelam que casca da jabuticaba pode reduzir glicose e inflamações

A casca da jabuticaba, que era jogada fora porque “amarga” o doce sabor da fruta, pode ser um poderoso remédio para reduzir a glicose e curar inflamações, segundo pesquisa realizada por cientistas da Unicamp. Este remédio simples e barato é um excelente aliado no tratamento da obesidade e da síndrome metabólica, mas deve ser usado em conjunto com outras terapias.

De acordo com a pesquisa publicada na revista Nutrition Research, o consumo diário de pelo menos 15 gramas da casca da fruta melhorou, ao longo de cinco semanas, os níveis de inflamação e glicose no sangue de indivíduos com síndrome metabólica e obesidade. Contudo, ainda não há previsão para a comercialização do suplemento.

Os testes foram realizados com 49 voluntários com problemas relacionados à síndrome metabólica e obesidade. Resultados positivos foram observados na diminuição da glicemia pós-prandial e nos níveis de inflamação no grupo que recebeu o suplemento. O pesquisador Mário Roberto Maróstica Junior, professor da Unicamp e coordenador da investigação, alerta que apenas a casca da jabuticaba não é suficiente para reduzir a glicemia nem curar inflamações.

O que a jabuticaba tem de especial?

A casca da jabuticaba contém compostos fenólicos, antioxidantes naturais, incluindo antocianinas, que atuam como radicais livres, interferindo no metabolismo da glicose. Esses elementos estimulam as células L-intestinais, responsáveis pela liberação de GLP-1 (glucagon-like peptide-1), que, por sua vez, estimula a liberação de insulina nas células pancreáticas.

Apesar desse processo, o cientista destaca: “Vale ressaltar que a casca da jabuticaba não faz milagre; ela é apenas uma excelente maneira de auxiliar a modulação da glicemia. Isso significa que a estratégia precisa ser acompanhada de outras medidas, como uma boa alimentação e exercício físico”.

Para a pesquisa, os 49 voluntários foram divididos em dois grupos – um que recebeu o suplemento de 15 gramas da casca de jabuticaba e outro que foi tratado com placebo. O grupo que recebeu o suplemento apresentou melhorias no quadro geral. “Todos foram submetidos a exames de sangue para monitoramento da glicemia, além de avaliações antropométricas, como peso corporal e circunferência abdominal, pressão arterial e parâmetros inflamatórios, como a interleucina-6, um marcador de inflamação relacionada à obesidade.”

A jabuticaba é uma fruta tipicamente brasileira, comum nos estados do Sudeste. Da fruta, é possível fazer licor, geleia e doce, proporcionando uma explosão de sabores ao combinar o doce e o amargo, além de um aroma que perfuma todo o ambiente.

A temporada de jabuticaba começa em agosto e vai até novembro. Apesar de os pés ficarem lotados, a fruta se perde rapidamente por não suportar altas temperaturas.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...