Centro de Vigilância Epidemiológica do estado de São Paulo confirmou nesta sexta-feira (16) dois novos casos de febre maculosa no estado paulista. Um caso foi confirmado em Campinas e outro em Americana.
O caso de Campinas se trata de uma mulher de 38 anos, que esteve recentemente na Fazenda Santa Margarida, na região rural da cidade. O local já registra quatro morte de frequentadores pela febre maculosa. A paciente em questão está internada.
O caso de Americana, se trada de uma mulher de 58 anos, que faleceu no dia 08 de junho. A princípio ela não tem relação com o surto identificado na Fazenda Santa Margarida. A secretaria de saúde da cidade investiga o caso.
Com esses dois casos, o estado de São Paulo registra 19 em 2023, com nove óbitos pela doença.
SOBRE A FEBRE MACULOSA
Também conhecida como doença do carrapato, a febre maculosa é uma infecção febril de gravidade variável, com elevada taxa de letalidade. Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia é transmitida pela picada do carrapato. Ela não é transmitida de pessoa para pessoa.
A secretaria alerta para que quem esteve na Fazenda Santa Margarida entre os dias 27 de maio e 11 de junho e apresente febre, dor e manchas vermelhas pelo corpo, dor de cabeça, procure imediatamente o atendimento médico, informando que esteve nessa região.
Com informações da Agência Brasil de Notícias
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98