Em uma recente solicitação ao governador Tarcísio de Freitas e à presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Cristiane de Freitas, o deputado estadual Dirceu Dalben propôs a ampliação do programa Praça da Cidadania para municípios do entorno de Campinas, incluindo Paulínia, Sumaré, Nova Odessa e Americana. Esta iniciativa visa mitigar a vulnerabilidade social, promovendo espaços multifuncionais que abarcam áreas para o lazer, prática esportiva e qualificação profissional.
O projeto já demonstrou seu potencial em Hortolândia, onde foi inaugurada a primeira unidade da Praça da Cidadania no interior de São Paulo, localizada no Jardim Nova América. O local não só favorece a integração comunitária, mas também hospeda a Escola de Qualificação Profissional do Fundo Social do Estado, oferecendo cursos gratuitos em diversas áreas, incluindo Gastronomia, Informática, e Construção Civil.
Dalben ressaltou a importância de expandir o projeto para outras cidades, enfatizando o impacto positivo na qualidade de vida das famílias e na revitalização urbana. O programa Praça da Cidadania é uma vitrine das políticas públicas voltadas para a formação cidadã e a sustentabilidade, incluindo estruturas como hortas comunitárias e áreas de recreação ao ar livre, que fomentam o bem-estar e a inclusão social.
Este esforço coordenado entre o legislativo estadual e o governo do Estado reflete um compromisso com o desenvolvimento social e a criação de oportunidades para os cidadãos mais vulneráveis da região, marcando um avanço significativo na promoção da coesão social e na qualificação profissional.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98