Nossa Região

Radar que detecta eventos climáticos extremos será instalado em Campinas

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) iniciou hoje (7) a instalação de um radar meteorológico avançado, projetado para detectar eventos climáticos extremos. O equipamento está sendo instalado no Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), localizado próximo ao Museu de Ciências. Esta instalação marca um avanço significativo na capacidade de previsão e monitoramento do clima na região.

O novo radar é um dos poucos sensores capazes de prever fenômenos severos, como microexplosões e tornados, com alta precisão em um raio de até 60 quilômetros, podendo chegar a 100 km a partir de seu ponto de instalação.

As varreduras do radar serão realizadas a cada 5 a 10 minutos, permitindo um monitoramento constante das condições meteorológicas. A operação experimental do radar está prevista para começar em dezembro, proporcionando à comunidade científica e à população uma ferramenta vital para a prevenção de desastres naturais.

Investimento para aquisição do radar que detecta eventos climáticos extremos

O investimento total do equipamento foi de R$ 4,8 milhões, com recursos provenientes do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano, em parceria com a Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) e a Unicamp.

Uma vez instalado, o radar fará parte do Centro Regional de Meteorologia da Região Metropolitana de Campinas, que terá a responsabilidade de monitorar a formação de eventos climáticos severos, emitir alertas em tempo integral e garantir o funcionamento da Rede de Alerta de Desastres.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...