Connect with us

Nossa Região

Em reunião virtual, autoridades municipais definem detalhes para implantação de barreiras sanitárias na RMC

Publicado

em

Banner

Em reunião virtual organizada pela Câmara Temática de Segurança Pública, órgão vinculado à Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), autoridades municipais definiram, nesta quinta-feira (25), detalhes de como vão funcionar as barreiras sanitárias que serão instaladas nas 20 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) – já a partir desta sexta-feira (26) e até o dia 4 de abril – para tentar reduzir a circulação de pessoas durante a fase emergencial do Plano São Paulo de combate à pandemia de coronavírus no Estado.

O período coincide com o superferiado decretado pelo Município de São Paulo e a medida foi aprovada, por unanimidade, pelos prefeitos que integram o Conselho de Desenvolvimento da RMC, em videoconferência realizada na quarta-feira.

A reunião foi comandada pelo presidente em exercício do Conselho, Gustavo Reis, que é prefeito de Jaguariúna. A Agemcamp foi representada pelo diretor-executivo Benjamim Bill Vieira de Souza, pela diretora-adjunta técnica Juliana Villalba e pelo coordenador da Câmara Temática de Segurança, Roverson Penteado Cardoso. Participaram os secretários de Segurança de Campinas (Christiano Biggi), Pedreira (Luiz Pavão), Cosmópolis (Sesã Fortuna), Monte Mor (Ronaldo Perandré), Luis Antonio Pereira (Itatiba) e Edgar Mello do Prado Filho (Jaguariúna), bem como representantes das Guardas Municipais de Americana, Santa Bárbara, Paulínia, Vinhedo, Santo Antonio de Posse, Holambra, Indaiatuba e Sumaré. Já a capitã Carolina Pádua Rosa representou o 19º BPM-I (Batalhão de Polícia Militar do Interior).

Durante o encontro, ficou definido que os municípios vão priorizar os principais acessos para a instalação das barreiras sanitárias e a abordagem será focada nos veículos com placas de São Paulo e das cidades da Grande São Paulo. “Boa parte dos municípios da Região Metropolitana de Campinas conta com o sistema de videomonitoramento, onde as câmeras são equipadas com a tecnologia OCR, que permite identificar a origem do veículo mesmo com o novo modelo de placas (Mercosul)”, explicou Bill.

Cada município vai definir o melhor horário de funcionamento das barreiras sanitárias, com sugestão para que elas aconteçam nas primeiras horas da manhã e no fim de tarde. As prefeituras também vão criar um questionário para que as pessoas abordadas justifiquem o motivo da chegada na cidade. “Nossa ideia é que os municípios atuem de forma conjunta, com as Guardas Municipais fazendo denúncias sobre a realização de festas ou aglomerações na RMC de uma forma geral. Acredito que já nesta sexta-feira nós, infelizmente, começaremos a receber pessoas de São Paulo e da Grande São Paulo e a realização desta reunião foi muito importante para definir os detalhes do trabalho conjunto. Tenho certeza também que a união de forças entre as Guardas Municipais e Polícia Militar, bem como das Vigilâncias Sanitárias e demais representantes da área da Saúde em cada município, vai nos permitir criar um ‘cinturão’ e proteger os nossos moradores”, afirmou o presidente em exercício do Conselho de Desenvolvimento, Gustavo Reis.

Nossa Região

Primeira escola cívico-militar do Estado começa hoje em Sorocaba

Publicado

em

Banner

A Escola Municipal Matheus Maylasky, em Sorocaba, inicia hoje (17/5), às 9h, suas atividades como a primeira escola cívico-militar do Estado de São Paulo. “Os alunos serão recepcionados pelos militares e começarão a adaptação ao novo modelo, que já tem sucesso comprovado em diversos estados do país”, afirmou o deputado estadual Tenente Coimbra(PSL), que participou de todo o processo de conversão. O parlamentar estará na unidade a convite da comunidade escolar.

A E.M. Matheus Maylasky foi selecionada pelo Programa Nacional da Escola Cívico Militar (PECIM) ainda no ano passado. Desde então, ela seguiu todos os processos para implantação, que incluiu audiências com a comunidade escolar para explicação sobre o modelo e votação de professores, funcionários da escola e pais de alunos para a aceitação da mudança. “Foi um trabalho conjunto entre nós, a prefeitura e o governo federal. Agradeço a todos que se esforçaram para trazer o modelo para a cidade, especialmente aos pais e mães de alunos que participaram e votaram a favor da evolução do ensino de seus filhos”, disse Coimbra.

No fim do ano passado a conversão chegou a ser questionada na Justiça, mas em fevereiro deste ano, o TJ-SP concedeu liminar favorável à continuidade do processo de implantação da escola cívico-militar em Sorocaba. “E nossa luta ainda não acabou. Vamos continuar batalhando para trazer cada vez mais escolas com esse modelo para São Paulo. Já estamos consolidando mais oito unidades no Estado e, em 2022, traremos muito mais”, afirmou o parlamentar.

Continue Lendo

Nossa Região

Previsão de frio e chuvas isoladas para o fim de semana

Publicado

em

Banner

O fim de semana do Dia das Mães deve ter frio e possibilidade de chuvas isoladas na região de Campinas, o que inclui Hortolândia. Um alerta da Defesa Civil do Estado prevê queda de temperatura na faixa Leste de São Paulo entre a sexta-feira, 7 de maio, e o domingo, 9.


A frente fria avançará no Estado, provocando queda de temperatura e chuva isolada na Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e nas Regiões de Campinas, Sorocaba, Vales do Paraíba e Ribeira, além dos Litorais Norte e Sul.

 
Nos próximos três dias, a temperatura mínima na Região de Campinas pode cair para até 15°C. Na Região de Sorocaba, a previsão é de mínima de 14°C, o mesmo para a Região Metropolitana de São Paulo.
 

Segundo a Defesa Civil do Estado, há previsão de máximas caindo para valores entre 17°C e 20°C na maior parte da faixa Leste do Estado de SP. Por isso, é importante dar atenção especial às pessoas mais vulneráveis, como idosos e crianças, suscetíveis às baixas temperaturas e ao ar mais seco nesta época do ano.


A Defesa Civil também alerta para os riscos de acidentes e incêndios, recomendando não fazer fogueiras e manter a hidratação constante.

Continue Lendo

Nossa Região

Dia das Mães no Shopping Dom Pedro é inspirado na musica o “Amor Maior” do Jota Quest

Publicado

em

Banner

A Aliansce Sonae, maior administradora de shoppings do país, e que tem em sua gama de atuação o Parque D. Pedro Shopping, apresenta campanha de Dia das Mães que exalta o sentimento mais inspirador que envolve a maternidade: o amor. Com a canção “Amor Maior” da banda Jota Quest como pano de fundo, o filme retrata pequenos momentos do cotidiano que traduzem a essência da relação especial entre mães e filhos.

Os populares versos da música que falam sobre a intensidade do amor embalam momentos entre famílias de diferentes perfis, sempre tendo a mãe como figura central. Além do filme, a campanha traz também peças para as redes sociais do shopping com a hashtag #AMORMAIORDOMUNDO em alusão ao título da música tema, “Amor Maior”.

Nesse Dia das Mães, o Parque D. Pedro Shopping homenageia o sentimento mais inspirador que envolve a maternidade: o amor! São os pequenos momentos do cotidiano que traduzem a essência da relação especial entre mães e filhos.

Para essa data tão especial, queremos unir o mundo real e o virtual. Assim, você pode presentear de várias formas, do seu jeito: pessoalmente, na sua loja favorita; comprando online, com a possibilidade de entregas por delivery, ou por PickUp com retirada, através de lockers ou sistema drive-thru!

Estamos preparados para te receber, seguindo rígidos protocolos de segurança! Confira os horários do shopping aqui.

Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade2 horas atras

Ponte da Esperança estará fechada ao trânsito nesta quarta-feira (19/05) à noite

Nesta quarta-feira (19/05), das 18h às 20h, a Ponte da Esperança estará fechada ao tráfego de veículos, segundo informações da...

Nossa Cidade3 horas atras

5 atrações imperdíveis em Hortolândia – 30 anos

Cada hortolandense tem um local que mais gosta na cidade, correto? Mas será mesmo que você conhece todas as belezas,...

Nossa Cidade3 horas atras

Prefeitura realiza teste nos telões de LED do portal da avenida São Francisco de Assis

Os dois telões de tecnologia LED implantados pela Prefeitura de Hortolândia no portal de boas-vindas à cidade, na avenida São...

Nossa Cidade3 horas atras

Campanha Hortolândia Solidária agora tem pontos de arrecadação no transporte público

A campanha “Hortolândia Solidária: alimente uma vida” completa um mês desde seu lançamento e vai ampliando parcerias. Agora, a ação...

Nossa Cidade3 horas atras

Cerimônia marca assinatura de termo de posse da “Fazenda Gazzetta”, onde será novo parque linear de Hortolândia

Hortolândia completa 30 anos de emancipação e oferece mais um presente à população. A Administração Municipal assinou, nesta segunda-feira (17/06),...

Nossa Cidade3 horas atras

Prefeitura implanta sinalização viária próximo à rotatória em construção na região do Parque Orestes Ôngaro

Equipes da Prefeitura de Hortolândia implantaram, nesta segunda-feira (17/05), sinalização de trânsito na Avenida Jair Gasparino e em via marginal,...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares