A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um boletim meteorológico especial alertando para uma sequência de dias de chuva intensa em toda a região de Campinas. O estado de atenção começa a valer a partir desta quarta-feira, 14 de janeiro, com previsão de pancadas de chuva generalizadas, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento, descargas elétricas e eventual queda de granizo em pontos isolados.
A situação deve se agravar na quinta e sexta-feira (15 e 16), quando a região passará para o estado de alerta. Nesse período, há risco de tempestades mais fortes, com raios frequentes, ventos fortes e granizo. Com o solo já saturado pela chuva anterior, aumentam significativamente os riscos de alagamentos, deslizamentos de terra, quedas de árvores e transtornos urbanos, especialmente em áreas de encosta, margens de rios e locais historicamente vulneráveis.
Até quando dura o alerta da Defesa Civil?
As condições de instabilidade devem se estender até, pelo menos, a terça-feira, 20 de janeiro. A Defesa Civil de Campinas reforça o alerta para que a população evite áreas de risco, como beiras de córregos, encostas e vias com histórico de alagamento, e siga as orientações oficiais. Recomenda-se também que moradores dessas áreas fiquem atentos a sinais de movimentação do solo ou aumento súbito do nível da água.
A população deve acompanhar os avisos pelos canais oficiais da Defesa Civil municipal e estadual, e adotar medidas preventivas, como desobstruir calhas e bueiros próximos às residências e evitar deslocamentos desnecessários durante os períodos de chuva mais intensa. Em caso de emergência, o contato deve ser feito pelo telefone 199.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98







