Estão abertas as inscrições para o concurso na Escola de Cadetes do Exército (EsPCEx). A admissão se dá para o Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico. Os interessados têm até a próxima segunda-feira (31), para se inscrever neste LINK. A taxa de inscrição é de R$ 100. Este concurso oferece 440 vagas, sendo 400 destinadas a candidatos do sexo masculino e 40 para candidatas do sexo feminino, com reserva de vagas para candidatos negros.
O curso tem duração de cinco anos e será realizado em regime de internato. O primeiro ano do curso ocorrerá na EsPCEx, localizada em Campinas, e os quatro anos seguintes serão realizados na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, no Rio de Janeiro.
Durante todo o período de formação, os alunos recebem uma remuneração equivalente a um salário mínimo. Após a conclusão do curso, o aluno recebe o título de Aspirante a Oficial e o diploma de Bacharel em Ciências Militares, podendo seguir carreira no Exército Brasileiro.
Quem pode participar do concurso na Escola de Cadetes do Exército (EsPCEx)
Para participar, os candidatos devem atender a alguns requisitos, como ser brasileiro nato, ter idade entre 17 e 22 anos, e atender aos requisitos de altura (1,60m para homens e 1,55m para mulheres). Além disso, os candidatos não podem ter filhos, dependentes ou serem casados. A inscrição também exige que o candidato tenha concluído o ensino médio.
O concurso será realizado em duas etapas. A primeira consiste em um exame de conhecimentos gerais, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de setembro, abrangendo matérias como português, redação, matemática, história, geografia, química, física e inglês. As provas poderão ser realizadas em diferentes cidades, como São Paulo, Campinas e Taubaté. A segunda etapa envolve inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica e comprovação dos requisitos para matrícula.
Durante o curso, os alunos da EsPCEx terão a oportunidade de se especializar em uma das diversas áreas do Exército Brasileiro. Os homens poderão escolher entre as opções de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência e Material Bélico, conforme seu rendimento escolar. Já as cadetes do sexo feminino terão a opção de escolher entre Comunicações, Intendência e Material Bélico.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98