O comércio de Campinas começou a operar em horário estendido a partir desta segunda-feira (9). Segundo a Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas), as lojas permanecerão abertas até as 20h durante esta semana, facilitando as compras de Natal no comércio popular no centro da cidade.
A partir da próxima semana, o horário será estendido ainda mais, com funcionamento até as 21h. Na antevéspera de Natal, 23 de dezembro, as lojas atenderão até as 22h, enquanto na véspera, dia 24, o expediente será até as 19h. No dia 25, as lojas estarão fechadas. Os shoppings da cidade também devem ajustar seus horários, com variações conforme o empreendimento.
Além disso, as lojas do Centro estão abrindo aos domingos até as 17h.
Movimento no comércio de Campinas
A Acic estima que cerca de 300 mil pessoas passam pelo Centro de Campinas nas vésperas de datas comemorativas como o Natal. As ruas 13 de Maio e Costa Aguiar são os principais pontos de fluxo, atraindo cerca de 110 mil pedestres em períodos festivos. O aumento no movimento pode variar entre 20% e 25% em relação aos dias comuns.
Atualmente, o Centro de Campinas abriga mais de dois mil estabelecimentos comerciais, sendo a Rua 13 de Maio um dos principais polos, com 110 lojas.
Expectativa de vendas
Para o Natal de 2024, a expectativa de vendas na Região Metropolitana de Campinas (RMC) é positiva, com projeção de aumento de 3% em relação a 2023. O comércio local deve movimentar cerca de R$ 6,97 bilhões neste período.
Segurança reforçada
Para garantir a segurança, a Polícia Militar e a Guarda Municipal intensificaram o patrulhamento em áreas estratégicas desde o início do mês. O esquema inclui o Centro de Campinas, shoppings, pontos de ônibus e outros locais de grande movimentação nas semanas que antecedem o Natal e o Ano Novo.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98