Nesta quinta-feira (30), a Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, irá realizar uma visita às instalações do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) em Campinas-SP, uma organização social supervisionada pelo MCTI. Durante a visita, a Ministra irá conhecer os quatro laboratórios que compõem o CNPEM: o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) e o Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR).
A programação da visita terá como foco a interação do CNPEM com diferentes atores do cenário nacional de ciência e tecnologia. A Ministra terá a oportunidade de conhecer avançadas instalações abertas para pesquisadores de todo o país, incluindo as estações do Sirius, projetos de pesquisa e desenvolvimento em temas estratégicos, parcerias para inovação com empresas e indústrias, além de ações de capacitação e formação de recursos humanos.
Durante a visita, a Ministra irá conhecer as instalações do Sirius, que é considerada uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. A nova fonte de luz síncrotron brasileira abriu uma chamada regular para atender pesquisas da comunidade científica em suas seis primeiras estações de pesquisa no final de 2022, e uma nova chamada de pesquisa está prevista para o início do mês de abril. Além de visitar as estações experimentais que já estão em operação, a Ministra também irá conhecer as quatro linhas de luz do Sirius que estão em fase de testes e comissionamento científico, e que devem ser disponibilizadas para a comunidade científica em breve.
A agenda também inclui apresentações sobre o complexo de virologia e microbiologia que está sendo planejado pelo CNPEM, com instalações dedicadas a pesquisas científicas com patógenos. A infraestrutura prevê a integração com as linhas de luz do Sirius, algo inédito no mundo, e que permitirá explorar interações de patógenos com células hospedeiras, abrindo possibilidades de avanços no entendimento da patogênese de doenças causadas por organismos contagiosos.
A Ministra ainda terá a oportunidade de conhecer projetos do CNPEM que estão em fase inicial de planejamento, como ações para biomanufatura de fármacos, insumos farmacêuticos ativos e terapias avançadas, plataformas de biotecnologia industrial, e estrutura para a fabricação de dispositivos para tecnologias quânticas, fotônica e semicondutores. Além disso, a visita incluirá apresentações sobre a parceria entre o CNPEM e o CERN, que tem como foco tecnologias aplicadas a aceleradores, ímãs e materiais supercondutores.
A visita terá início às 15h, quando a Ministra será recebida pelo diretor-geral do CNPEM, Antonio José Roque da Silva. Luciana Santos deve conceder entrevista coletiva à imprensa ao final da agenda.
Serviço:
Os jornalistas interessados em cobrir a visita devem fazer o credenciamento em: (https://cnpem.br/credenciamento-de-imprensa/)
– Horário previsto da chegada da ministra para visita ao Sirius: 15h.
– Horário previsto para a coletiva de imprensa: 17h30
O CNPEM fica na rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000 – Polo II de Alta Tecnologia de Campinas-SP. Veja como chegar em https://cnpem.br/como-chegar/.
Sobre o CNPEM
Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo.
O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes.
O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas.
Por meio da plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, ambientes de todos os laboratórios instalados em Campinas (SP) e também obter informações sobre trabalhos realizados e recursos disponibilizados para a comunidade científica e empresas.
A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98