O sonho da casa própria está se tornando realidade para dezenas de famílias que viviam em condições precárias na Vila Barro Vermelho, em Campinas. Por meio do programa Recompra de Imóveis, da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), cerca de 70 famílias estão sendo reassentadas em apartamentos salubres e seguros no Conjunto Habitacional San Martin.
A ação faz parte de uma política habitacional lançada em outubro de 2024, que permite à CDHU recomprar imóveis de mutuários com contratos ativos há pelo menos 18 meses, mesmo que inadimplentes. Essas unidades são destinadas rapidamente a famílias em situação de risco, como alternativa à construção de novos empreendimentos — o que acelera o acesso à moradia digna.
Transformação social com moradia segura
A primeira beneficiada no município foi a aposentada Nilvana Barbosa, que deixou para trás uma casa de madeira, de chão batido e com risco de desabamento. “Ter um lar seguro, uma cama e não tossir à noite é uma transformação. Pela CDHU, não paguei entrada e estou realizando meu sonho”, emocionou-se.
Outras famílias como a da autônoma Nayara Santos de Mendonça, mãe solo de três filhas, também comemoram a nova fase. “As crianças ficavam doentes com frequência. Agora temos um teto seguro, e isso muda tudo”, relatou.
Imóveis com estrutura e localização privilegiada
Os apartamentos do San Martin, entregues em 2003, possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Os condomínios contam ainda com salão de festas, campo de futebol, churrasqueira e playground, além de estarem inseridos em um bairro com pavimentação, escolas, unidades de saúde e comércios próximos.
O contraste com a antiga realidade da Vila Barro Vermelho, marcada por falta de saneamento, presença de animais peçonhentos e risco geológico, não poderia ser maior. As histórias das famílias atendidas evidenciam o impacto direto do programa em suas vidas.
Recompra de Imóveis: um recomeço para todos
A iniciativa já beneficiou 20 famílias e segue em andamento. Para os mutuários que participam da recompra, como Daniele Diniz e Lourdes, a negociação representa a chance de dar um novo passo em suas jornadas, trocando de imóvel conforme sua atual realidade financeira.
O valor de recompra é definido com base em avaliação de mercado, podendo chegar a R$ 200 mil, com descontos proporcionais ao contrato original e débitos existentes. A proposta final varia entre 30% e 60% do valor de mercado.
Com foco em celeridade, reaproveitamento de imóveis existentes e impacto social, o programa Recompra de Imóveis já é considerado um modelo inovador e eficaz para enfrentar o déficit habitacional, principalmente em áreas de risco.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98









