A quarta-feira (09) promete sol predominante pela manhã e início da tarde, elevando as temperaturas até 34°C. Contudo, um cavado vem em conjunto com uma frente fria no Atlântico já está alterando o clima, trazendo umidade para o estado de São Paulo e rompendo a massa de ar seco que vinha garantindo a estabilidade nos últimos dias. A mudança começa no fim do dia, com pancadas de chuva e trovoadas que poderão se estender pela madrugada de quinta-feira.
O termo “cavado” se refere a uma área de instabilidade que favorece a formação de nuvens de tempestade. Segundo a Climatempo, o “cavado” é caracterizado por uma ondulação no fluxo de ventos no Hemisfério Sul, promovendo queda na pressão atmosférica. Esse fenômeno pode ocorrer em diferentes níveis da atmosfera e a qualquer época do ano, causando forte instabilidade e chuvas intensas, dependendo das condições locais de temperatura e umidade.
Embora todo cavado esteja presente em uma frente fria, nem todo cavado está associado a uma frente fria. O cavado, quando combinado com outros sistemas meteorológicos, é um fator-chave para a instabilidade climática que afeta o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, contribuindo para a ocorrência de chuvas prolongadas.
Para quinta-feira (10), o cenário será de céu nublado e chuvas a qualquer momento, com temperaturas entre 19°C e 31°C. A sexta-feira (11) seguirá com condições semelhantes, porém com maior risco de temporais, acompanhados de raios, rajadas de vento e até granizo. Atenção aos volumes de chuva, que podem causar alagamentos e enxurradas em áreas urbanas.
A sensação térmica pode variar devido à alta umidade, deixando o clima abafado em alguns momentos, mas a presença de nuvens limita grandes elevações de temperatura.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98