Realizar gratuitamente o rastreamento para o câncer de próstata em 500 homens é a missão do Sábado sem Câncer, um mutirão pela saúde masculina que será realizado no próximo sábado, dia 12, a partir das 8h, na sede do Centro de Oncologia Campinas. Podem participar homens a partir dos 50 anos de idade, sem diagnóstico para câncer, ou a partir dos 40, caso tenham história da doença na família.
O Sábado sem Câncer é uma ação colaborativa que integra a campanha Novembro Azul de prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata. Também comemora os 45 anos de fundação do Centro de Oncologia Campinas. Mais do que realizar o diagnóstico, o evento também tratará, gratuitamente, todos os casos confirmados. A iniciativa envolverá a participação de cerca de 100 pessoas, entre profissionais de saúde, médicos e voluntários.
Não é preciso realizar inscrição prévia. Basta comparecer à sede do Centro de Oncologia Campinas levando um documento com foto e comprovante de endereço. Os atendimentos serão por ordem de chegada e se encerram ao esgotarem as 500 vagas. Os organizadores sugerem a doação de 1kg de alimento ou de itens de higiene, que serão doados à campanha Natal sem Fome da Prefeitura de Campinas.
Nas dependências do COC, os participantes realizarão exames clínico (toque retal) e laboratorial (PSA), logo após a triagem. Os dois procedimentos devem durar por volta de 15 minutos, graças às diversas estações de trabalho que atenderão simultaneamente. Em cerca de uma semana, todos receberão os resultados em casa, pelos Correios. Os casos suspeitos serão orientados a como proceder para dar seguimento à investigação.
O Sábado sem Câncer é realizado pelo Centro de Oncologia Campinas, em parceria com a Boehringer Ingelheim; Fundação Centro Médico de Campinas; Inservice Facilities; Irmandade de Misericórdia de Campinas – Santa Casa Campinas e Hospital Irmãos Penteado; Janssen; MRV; Multipat; Próton Diagnósticos; Radiologia Clínica de Campinas (RCC) e Ramos Medicina Diagnóstica.
Antonio Amaro Moreira, diretor-executivo do Centro de Oncologia Campinas, cita o slogan do COC para explicar a importância da iniciativa de envolver Campinas e região nesse mutirão a favor da saúde. “São 45 anos acreditando na vida! O projeto Sábado sem Câncer do Centro de Oncologia Campinas é importante por muitos motivos. A ação, além de atender a população com serviços de cidadania e saúde gratuitos, também envolve iniciativas que beneficiam as comunidades num momento de grande vulnerabilidade social, com a arrecadação de alimentos para serem doados. É uma forma do Centro de Oncologia Campinas compartilhar com a população tudo o que tornamos realidade em 45 anos de trabalho. ”
Ação colaborativa
A realização do Sábado sem Câncer resulta da união de diferentes serviços de saúde em torno do objetivo de detectar precocemente o câncer de próstata – quanto mais cedo a doença é diagnosticada, maiores as chances de cura. O processo de atendimento foi pensado de forma a oferecer um serviço ágil e de qualidade, mas também humanizado. Todos os participantes receberão, após os exames, um lanche oferecido pela MRV, uma das parceiras do mutirão.
“A MRV procura sempre colaborar com ações que envolvam o bem-estar social nas regiões onde atua. Por isso, apoiar uma iniciativa como essa, que tem como objetivo conscientizar, diagnosticar e tratar homens e, sem nenhum custo, é tão importante. Outro ponto importante nessa campanha, é que ela quebra tabus e mostra o quanto é necessário o diagnóstico precoce”, afirma o diretor Comercial da empresa, Luís Felipe Bandeira. Além do Kit, como forma de divulgação e incentivo ao evento, ainda oferecerá um voucher de desconto para compra de apartamentos em Campinas.
A Próton Diagnósticos, responsável pelos exames de ressonância magnética que serão realizados nos pacientes com suspeita da doença, conseguiu apoios da Samsung e Philips para disponibilizar a mais moderna tecnologia de diagnóstico disponível. “A Próton, pela terceira vez, está participando do Sábado sem Câncer e o grande diferencial é que a gente acrescentou o que há de mais avançado no mundo para o diagnóstico do câncer de próstata, que é e a biópsia de próstata com a fusão da ressonância magnética”, aponta o médico Alexandre Peroni, da Próton Diagnósticos.
A ressonância é responsável por triar quais pacientes com suspeita de câncer de próstata realmente precisarão realizar uma biópsia. “Quando aparece alguma área suspeita na ressonância, aí entra a biópsia de próstata. Ela é guiada por ultrassom e utiliza essa tecnologia de fusão das imagens da ressonância, que dá mais precisão no diagnóstico”, detalha. A biópsia, explica, é feita de forma ambulatorial: no mesmo dia do procedimento o paciente é liberado para ir para casa. “Outra coisa que nós, junto com o Centro Médico, iremos proporcionar, é que todas as biópsias serão realizadas com os pacientes sedados. Isso é muito menos sofrimento e conforto para o paciente”, completa.
Os pacientes diagnosticados com câncer de próstata terão continuidade do tratamento dentro do Sábado sem Câncer. Os casos com indicação para radioterapia serão atendidos no Centro de Oncologia Campinas. Já os que necessitarem de cirurgia, passarão pelo procedimento na Santa Casa de Campinas. Murilo Almeida, provedor da Irmandade de Misericórdia de Campinas, destaca a demanda reprimida e a possibilidade de que vários pacientes sejam diagnosticados com câncer de próstata. “Dessa população de 500 atendimentos, alguns pacientes precisarão de tratamento cirúrgico ou radioterapêutico. Vamos operar os pacientes, se necessário for, para completar essa parceria formada a partir da iniciativa do COC. Nem sempre você teria lugar para encaminhar todos esses pacientes”, salienta, observando que o mutirão “encurta” o caminho do diagnóstico ao tratamento.
Sobre o câncer de próstata
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. O Instituto Nacional do Câncer (Inca), disponibiliza uma cartilha que tira todas as dúvidas sobre a questão.
O câncer de próstata é o mais frequente nos homens, depois do câncer de pele não- melanoma, e o segundo que mais mata (atrás do câncer de pulmão). De acordo com o Inca, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. Homens cujo pai ou irmão tiveram a doença antes dos 60 anos também têm maior risco.
Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde revelam que, de 2019 a 2021, foram mais de 47 mil óbitos em razão desse tipo de tumor. No ano passado, 16.055 homens morreram em consequência da doença, o que corresponde a cerca de 44 mortes por dia. O (Inca) indica que são esperados 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2022.
Serviço:
O quê: Campanha Sábado sem Câncer – “Quem procura, cura”
Quando: dia 12/11
Onde: Centro de Oncologia Campinas – Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas.
Horário: A partir 8h e até se esgotarem as 500 vagas
Quanto: Gratuito. Os parceiros sugerem a doação de 1kg de alimento não perecível ou de materiais de higiene para destinação a instituições de Campinas
Vagas: 500
Quem pode participar: Homens sem diagnóstico para câncer de próstata, a partir dos 50 anos de idade; ou a partir dos 40, no caso de terem história familiar para a doença
Inscrição: Não é necessária. Os números para atendimento serão entregues durante a ação
O que levar: Documento de identificação com foto e comprovante de residência
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98