A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, promoveu quatro palestras para incentivar a destinação adequada do óleo de cozinha usado na cidade. O tema faz parte do programa “Olho Vivo”, que é apresentado em escolas estaduais e instituições assistenciais do município.
Na última semana, 5.413 pessoas, incluindo crianças, jovens e adultos do Instituto Bem Querer e do Instituto Saber Social, bem como das escolas estaduais Euclides Miranda Vereador e Residencial Bordon, participaram das palestras. Durante os eventos, foram orientados sobre a importância do descarte correto do óleo de cozinha. Atualmente, Sumaré possui 22 pontos de coleta onde a população pode descartar o óleo de forma gratuita.
Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) indicam que, no Brasil, o consumo anual de óleo é de cerca de três bilhões de litros, dos quais um quarto é descartado inadequadamente. Isso resulta em aproximadamente 700 milhões de litros despejados de forma irregular anualmente.
A destinação correta do óleo de cozinha é fundamental para a preservação ambiental. O descarte incorreto deste resíduo pode comprometer a qualidade dos córregos e rios da cidade. Quando o óleo é despejado nas redes de esgoto, ele se solidifica e forma placas que obstruem as tubulações, causando extravasamentos de esgoto e afetando tanto o meio ambiente quanto a saúde pública.
Para combater esse problema, o programa “Olho Vivo” da BRK realiza palestras educativas, com foco em informar a comunidade sobre o uso correto das tubulações de esgoto e a importância do descarte apropriado do óleo de cozinha.
“Iniciar o processo de coleta e descarte adequado do óleo de cozinha dentro de casa é um passo significativo para melhorar o espaço onde as pessoas vivem e contribuir para um ambiente mais saudável”, afirma Michele Alves de Oliveira, orientadora social do Instituto Saber Social.
BRK – como descartar corretamente
Para quem deseja contribuir com essa causa, o descarte do óleo é simples: armazene-o em uma garrafa PET e leve até um dos pontos de coleta mais próximos. As informações sobre os locais de coleta podem ser encontradas no site: BRK Ambiental – Programa Olho Vivo.
Instituições interessadas em receber palestras educativas e se tornarem pontos de coleta podem entrar em contato pelo e-mail sustentabrisp@brkambiental.com.br.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98