Nossa Região

Avião Beluga o mais exótico do Mundo em Campinas

O Airbus BelugaST, carinhosamente chamado de Avião Beluga, é um dos mais exóticos de todos os tempos no setor da aviação, pesa 47 mil toneladas e tem mais de 56 metros de comprimento.

Este exemplar sairá de Toulose, na França, e tem previsão de pousar no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas/SP, no próximo domingo (24), às 11h.

A visita tem a ver com o transporte de um helicóptero H160 (modelo de porte médio que leva até 12 passageiros e opera muito bem em plataformas marítimas).

Beluga ST x XL

O BelugaXL substituirá gradualmente a frota de cinco membros BelugaST existente – voando entre 11 destinos na Europa.

Além do uso significativo de componentes e equipamentos existentes, incluindo os motores Trent 772B da Rolls Royce, a frota BelugaXL baseada no Airbus A330 incorpora elementos recém-desenvolvidos – incluindo seu cockpit rebaixado, uma estrutura de compartimento de carga altamente ampliada e seção traseira e traseira modificada .

Com o tamanho de sete metros mais longo e um metro mais largo que seu antecessor BelugaST, o BelugaXL oferece 30% de capacidade extra de transporte. Como exemplo, um BelugaXL pode acomodar duas asas de jatos A350, em comparação com uma no BelugaST.

Com uma carga útil máxima de 51 toneladas, o BelugaXL tem um alcance de 4.000 km (2.200 nm).

Sendo assim, se é fanático por esses gigantes dos céus, prepare a agenda!

Motivo do nome Avião Beluga

Beluga é uma espécie de baleia e o design da aeronave lembra bastante o animal. Além disso, o veículo conta com boca e olhos, para se aproximar ainda mais de seu ‘irmão dos mares’.

O Aeroporto Internacional de Viracopos reservou um espaço para os fotógrafos e todos aqueles que amam aviação. A área, chamada Spotter Point, se localizará nas redondezas da cabeceira da pista.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...