Início Notícias Nossa Região Aeroporto Internacional de Viracopos sofre atrasos devido a apagão cibernético

Aeroporto Internacional de Viracopos sofre atrasos devido a apagão cibernético

apagão cibernético

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, confirmou no final da manhã desta sexta-feira (19) que 24 decolagens e 15 pousos de voos da companhia aérea Azul sofreram atrasos até às 11h15 devido a um apagão cibernético que impactou sistemas de informática globalmente.

Além disso, clientes do Banco Bradesco da região de Hortolândia relataram dificuldade para acessar o aplicativo bancário durante a manhã.

Um levantamento em uma plataforma de monitoramento de voos indicou que o atraso chegou a duas horas e vinte e cinco minutos em um voo para Curitiba (PR). Segundo a concessionária que administra o aeroporto, a falha global gerou instabilidade no sistema de check-in da Azul. “A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos acionou planos de contingência para reduzir os impactos decorrentes dessa falha. Os demais sistemas do Aeroporto de Viracopos operam normalmente”, afirmou.

De acordo com a companhia, a orientação para os passageiros que têm voo nesta sexta e não conseguiram realizar o check-in é chegar mais cedo e se dirigir ao balcão de atendimento da companhia. No caso de voos cancelados ou de passageiros que perderam a conexão, a empresa informou que dará toda a assistência.

“Os clientes receberão toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A companhia lamenta eventuais transtornos causados aos clientes”, disse a Azul em nota.

Voos sofrem atrasos em Viracopos

Um levantamento em uma plataforma de monitoramento de voos mostra que 41 partidas foram atrasadas e três voos foram cancelados nesta manhã. No dia anterior, o aeroporto teve quatro partidas atrasadas e uma cancelada no mesmo período. O número é maior que o informado pelo aeroporto porque considerou todos os atrasos e não somente os causados pela pane cibernética. No levantamento, foram consideradas as decolagens de voos comerciais com mais de 30 minutos de atraso entre 5h e 11h.

A concessionária afirmou que o problema global atingiu o sistema da Azul Linhas Aéreas, que opera 95% dos voos em Viracopos, o que provocou alguns atrasos. Há aeronaves paradas na pista aguardando decolagem.

Em nota, a Azul Linhas Aéreas informou que “devido à intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais”. A orientação para os passageiros que têm voo nesta sexta e não conseguiram realizar o check-in é chegar mais cedo e se dirigir ao balcão de atendimento da companhia.

A concessionária de Viracopos afirmou que o sistema do aeroporto está operando normalmente, apesar de alguns atrasos. Alguns voos continuam saindo conforme programado.

Apagão cibernético

O problema está relacionado à CrowdStrike, uma empresa que fornece serviços de segurança digital, e gerou atrasos de voos, além de prejudicar serviços bancários e de comunicação em vários países.

Em um comunicado, a CrowdStrike confirmou que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionadas ao sensor “Falcon”.

A CrowdStrike é uma empresa que fornece serviços de cibersegurança para algumas das maiores empresas do mundo, ajudando a encontrar falhas em sistemas digitais e evitar ataques de hackers. Informações iniciais indicam que o apagão se originou em sistemas da CrowdStrike que utilizam o sistema operacional Windows, da Microsoft.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98