A Cainiao, a empresa de logística do Conglomerado Alibaba, anunciou a escolha do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, como a sede de seu novo centro de distribuição no Brasil. Essa iniciativa promete gerar mais de 200 empregos diretos e mais de mil indiretos, abrangendo áreas como logística, operações, tecnologia da informação e serviços auxiliares. A operação está programada para começar ainda em 2024.
O investimento na cidade é significativo e inclui a construção de instalações no antigo terminal de passageiros de Viracopos, além da compra de equipamentos e da contratação de pessoal qualificado. Com essa expansão, a Cainiao busca diversificar canais de venda, ampliar a oferta de produtos e fortalecer parcerias com empresas brasileiras, o que pode levar a novos investimentos na região.
A localização estratégica de Campinas, sua infraestrutura logística e mão de obra qualificada foram fatores decisivos para a escolha do local. Além disso, a política de incentivos fiscais da Prefeitura de Campinas é um atrativo importante. A expectativa é que, a partir da operação em Viracopos, sejam arrecadados mais de R$ 2 bilhões em impostos (federais, estaduais e municipais).
Felipe Daud, diretor de Relações Institucionais do Grupo Alibaba para a América Latina, destacou que o hub pode se transformar em um centro de operações para toda a América do Sul conforme os negócios se estabilizarem. A diretora de operações da Cainiao, Priscila Mezzalira, reforçou que a expansão das operações de distribuição a partir do Aeroporto de Viracopos vai melhorar a presença da empresa no mercado brasileiro e otimizar a logística de distribuição.
Adriana Flosi, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, expressou entusiasmo com a chegada da Alibaba em Campinas, ressaltando que isso representa um grande ganho para a geração de novos negócios, renda e emprego. As encomendas serão triadas em Viracopos e distribuídas para todo o país, utilizando soluções logísticas eficientes, como transporte rodoviário, aéreo e marítimo, para garantir entregas rápidas aos compradores.
Fundado em 1999 na China, o grupo Alibaba é conhecido globalmente pela plataforma de comércio atacadista Alibaba.com e pela Cainiao Smart Logistics Network Limited, entre outros negócios. Com esta nova operação, a empresa consolida sua presença no Brasil e amplia suas operações na América Latina.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98