As fortes chuvas que atingiram a região de Campinas na noite de quinta-feira, 24 de outubro, resultaram em uma precipitação acumulada de mais de 120 milímetros em apenas três horas, superando a média mensal esperada.
Ao longo da madrugada e manhã de sexta-feira, 25, o volume de chuva já alcançou 148 mm. Em resposta, a Prefeitura de Campinas mobilizou 780 funcionários, além de 30 máquinas e 50 caminhões, para realizar a limpeza e restabelecer a ordem nas áreas afetadas da cidade.
As equipes de Defesa Civil, Guarda Municipal e Emdec também estão trabalhando no trânsito e em outras áreas de emergência. Até o momento, 31 ocorrências foram registradas, incluindo alagamentos, quedas de árvores e problemas em escolas e centros de assistência social.
A Defesa Civil está conduzindo uma operação de busca por uma mulher e um jovem que foram levados pela enxurrada nas regiões da Vila Industrial e Vila Formosa, utilizando drones para ampliar a cobertura.
A Defesa Civil orienta a população a evitar áreas alagadas e a seguir as sinalizações. Para solicitações de vistoria em imóveis, os cidadãos devem contatar a Defesa Civil pelo telefone 199.
Dicas de segurança incluem:
- Evitar cruzar enxurradas a pé ou de carro;
- Manter distância de árvores e postes durante ventos fortes;
- Desligar aparelhos eletrônicos em tempestades e se atentar às informações da Defesa Civil.
As avenidas Princesa D’Oeste, Norte-Sul, e Orosimbo Maia, assim como vias do Centro, receberam prioridade e tiveram limpeza e desobstrução de bueiros na manhã desta sexta-feira, com previsão de término até o final do dia.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98