Com o avanço dos casos positivos de Dengue, a população deve estar atenta a todos os locais onde o mosquito Aedes aegypti pode procriar. Além de observar a existência de objetos que acumulam água nos quintais e dentro de casa, é preciso ficar de olho também nos telhados e lajes. De acordo com o veterinário do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Hortolândia, Evandro Alves Cardoso, muita gente acha que o mosquito não chega a lugares altos e, com isso, esquece de vistoriar a parte de cima das casas. Com algumas dicas simples, é possível evitar criadouros nos telhados e deixar o ambiente livre do mosquito da Dengue.
“As pessoas têm costume de observar tudo o que está ao alcance dos olhos, buscando possíveis criadouros. Mas é preciso olhar para cima. No telhado, o mosquito pode se esconder e procriar facilmente”, alertou o veterinário. Por uma fresta de telha quebrada, a água da chuva pode penetrar e empoçar na laje, onde o mosquito deposita seus ovos. Além disso, a existência de uma caixa d’água destampada, mesmo que protegida pelo telhado, pode servir de criadouro. Calhas entupidas também são lugares onde o mosquito pode procriar.
“Observar de vez em quando a parte de cima da casa impede estes deslizes e evitam o avanço da Dengue”, explica Cardoso. “É preciso subir no telhado e olhar se tem alguma telha quebrada. Já nas lajes onde não há telhado, é preciso puxar a água com auxílio de um rodo sempre que chove, evitando a formação de poças. As calhas devem estar desobstruídas, a fim de que a água seja escoada facilmente. Além disso, as caixas d’água devem ficar bem vedadas”, orientou.
Sobre as caixas d’água, o veterinário fez uma observação importante: aquelas que ficam expostas podem sofrer trincas na tampa devido à incidência do sol. “Neste caso, é preciso trocar a tampa ou vedar a caixa d’água com tela”, indicou Cardoso.
Dengue
Neste final de semana, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza arrastão de combate à Dengue no Jardim Amanda. Agentes de saúde vão percorrer as casas do bairro em busca de criadouros do mosquito transmissor da doença. A ação acontece no sábado (25/04), das 8h às 16h, e no domingo (26/04), da 8h às 12h.
Hortolândia registra, neste ano 661 casos positivos de Dengue.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98