Construção de alça de acesso vai facilitar tráfego de veículos e evitar impactos do trânsito à comunidade local
Nesta quinta-feira (27), o prefeito Antonio Meira e o secretário de Planejamento Urbano, Marcelo Zanibon, participaram de um encontro no DER (departamento de Estradas de Rodagem), onde conheceram o projeto executivo definitivo do viaduto de ligação entre os bairros Jardim Nova Europa, em Hortolândia, e Parque Bandeirantes, em Sumaré. O material apresentado nesta semana inclui alterações no projeto, solicitadas pelo prefeito Meira. Uma das mudanças é a inclusão de uma alça de acesso da avenida principal do Jardim Nova Europa ao viaduto, o que evitará que os veículos precisem entrar no bairro para acessar o sistema viário. A medida facilitará o tráfego de caminhões, por exemplo, que terão neste novo trecho um trajeto direto até a Rodovia Anhanguera, localizada a apenas 2,5 quilômetros. A obra, estimada em R$ 12 milhões, será realizada pelo governo estadual. A execução do projeto será licitada nos próximos meses.
“Este viaduto trará melhorias do ponto de vista econômico e viário para as cidades envolvidas. Apesar disso, precisamos estar atentos aos impactos que a via trará para os bairros próximos. A vida da comunidade precisa ser preservada. Com a alça de acesso, evitaremos que o tráfego intenso de veículos atinja as ruas do Jardim Nova Europa”, apontou Meira.
Para a execução do viaduto, o DER havia assinado, em julho, convênio com as prefeituras de Hortolândia e Sumaré. O convênio com a Prefeitura de Hortolândia tem um custo de R$ 1,605 milhão, uma vez que o trecho de obras que será executado na cidade é de 360 metros. O projeto completo do viaduto compreende mais 2,33 quilômetros de sistema viário na cidade de Sumaré.
De acordo com o secretário de Planejamento Urbano de Hortolândia, Marcelo Zanibon, a obra em solo hortolandense abrange parte do viaduto de transposição da linha férrea, a alça de acesso ao viaduto e uma rotatória na altura do Jardim Nova Europa. “A implantação deste viaduto, além de ser importante via de escoamento de produção das empresas instaladas na região, servirá ainda para a consolidação de um futuro projeto de interligação das Rodovias Anhanguera, Bandeirantes e SP-101”, enfatizou o secretário.
A proposta é que o acesso ao viaduto pelo Jardim Nova Europa tenha ligação com o Corredor Metropolitano Noroeste, outra obra de responsabilidade do Governo Estadual. Pelo Corredor, será possível entrar na SP-101, de onde o motorista também acessa a Rodovia dos Bandeirantes. “Este viaduto será a primeira ligação direta de Hortolândia com a Rodovia Anhanguera. As possibilidades que ele nos dá de melhorias e aperfeiçoamento do sistema viário são importante para toda a região”, avalia Zanibon.
Histórico
Há muitos anos, a Administração Municipal solicita agilidade na aprovação e execução desta obra. Desde 2005, a Prefeitura de Hortolândia se prepara para a construção do viaduto, realizando as desapropriações necessárias e assinaturas de convênio. No histórico da luta do município pela construção do viaduto, há a aprovação de leis autorizativas para o convênio com o Estado e assinatura de outros convênios de cooperação técnica. Isso porque aos municípios de Hortolândia e Sumaré cabe o acompanhamento da obra e a realização de desimpedimentos à execução do projeto.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98