Em virtude da confirmação do primeiro caso positivo da Varíola dos Macacos em Hortolândia pela Secretaria Estadual de Saúde, nesta sexta-feira (05/08), a Prefeitura de Hortolândia orienta a população sobre os cuidados para evitar a nova doença.
Em nota a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o paciente é um homem, de 36 anos, morador da cidade, mas que trabalha em Campinas.
O paciente está em isolamento domiciliar. A Secretaria de Saúde monitora o estado de saúde do paciente. A Secretaria de Saúde ainda informa que não é possível determinar se o caso é autóctone ou importado.
Sobre a doença
De acordo com informações divulgadas pela própria Secretaria Estadual de Saúde, o vírus Monkeypox, causador da nova doença, integra a mesma família de vírus da Varíola. Apesar do nome, o atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para humanos. A transmissão está ocorrendo entre pessoas.
A transmissão acontece pelo contato próximo ou íntimo com uma pessoa infectada pela doença e que esteja com lesões na pele. O contato pode ser por meio de abraço, beijo, massagens, secreções respiratórias e relações sexuais.
A doença também pode ser transmitida pelo contato com objetos, roupas (pessoais, de cama, toalhas, entre outras peças) e superfícies utilizadas por uma pessoa infectada.
O principal sintoma é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas no rosto, dentro da boca, nas mãos, nos pés, genitais, peito e ânus. Outros sintomas da doença são caroço no pescoço, na axila e virilha, febre, calafrios, cansaço, dores muscular, nas costas, de cabeça e garganta.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98