O verão, período de maior atividade do mosquito Aedes aegypti, acende o alerta para o aumento de casos de dengue. Em Hortolândia, a forma mais eficaz de prevenção – a vacina contra a dengue – está disponível para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, mas a adesão ainda está abaixo do esperado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo dados da pasta, apenas 5.870 crianças e adolescentes (cerca de 37% do público-alvo) receberam a primeira dose da vacina. O número cai para 2.801 (18%) quando se considera aqueles que já completaram o esquema vacinal com duas doses, necessário para a proteção efetiva.
“Esses números estão baixos. Iniciamos a vacinação contra a Dengue em 2024, e ainda não conseguimos atingir nem 50% do público-alvo”, alertou a enfermeira do Programa de Imunização, Ana Paula Fernandes. Ela reforça que o intervalo entre as doses é de três meses, e quem ultrapassou esse prazo deve procurar a UBS para receber a segunda dose.
Onde e quando tomar a vacina contra a dengue
A vacina está disponível em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, diariamente, das 8h às 15h30. Para facilitar o acesso, sete unidades funcionam em horário ampliado:
- Até 17h30: UBS Amanda II, UBS Dom Bruno Gamberini, UBS Rosolém, UBS Santa Clara.
- Até 18h30: UBS Amanda I, UBS Figueiras, UBS Parque do Horto.
A Prefeitura reforça a importância da imunização, principalmente neste período de alta transmissão, e convoca os responsáveis a levarem as crianças e adolescentes para completarem o esquema vacinal.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98










