Quem ainda não se vacinou deve garantir sua imunização
A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, tem vacinas contra a Febre Amarela disponíveis nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. A vacina é oferecida, gratuitamente, em esquema de rodízio por dias da semana, das 8h às 12h. Quem ainda não se vacinou, pode procurar uma destas unidades e garantir sua imunização. Há uma recomendação da GVE (Gerência de Vigilância Epidemiológica), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde, para que toda a população da cidade seja vacinada até o final do ano.
Em abril, a GVE classificou Hortolândia como cidade de risco ampliado para a Febre Amarela. Nesta época, o município intensificou a vacinação com ações regionais realizadas aos finais de semana. A ação atendeu as unidades de saúde do Jd. Santiago, Taquara Branca, Parque Orestes Ôngaro, Jd. Amanda e Jardim Novo Ângulo.
Neste mês de julho, a Prefeitura passou a oferecer a vacina apenas nas UBSs, após ter imunizado 40% da população, levando em conta as ações deste ano e a estimativa de pessoas vacinadas em anos anteriores. No entanto, a procura pela vacina caiu, e estão sobrando doses nas unidades de saúde.A situação causa perdas, uma vez que frascos abertos da vacina não podem ser guardados de um dia para o outro.
É importante ressaltar que a vacina contra Febre Amarela está contra-indicada para pessoas com baixa imunidade, idosos em idade avançada, crianças menores de um ano, gestantes e lactantes. Para garantir a imunização é preciso levar carteira de vacinação. A vacina protege a pessoa contra a doença pela vida inteira.
Calendário
2ª feira – UBS Rosolén
3ª feira – UBS Novo Ângulo
4ª feira – UBS Santa Clara
5ª feira – UBS Nova Hortolândia
6ª feira – UBS Amanda
Vacina disponível das 8h às 12h
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98