• Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Nossa Cidade
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
    • Casa e Jardim
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Moda
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Dicas de leitura
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
    • Enviar Vagas (Agências ou empresa)
  • Fale Conosco
sábado, dezembro 20, 2025
Portal Hortolândia
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Nossa Cidade
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
    • Casa e Jardim
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Moda
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Dicas de leitura
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
    • Enviar Vagas (Agências ou empresa)
  • Fale Conosco
No Result
View All Result
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Nossa Cidade
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
    • Casa e Jardim
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Moda
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Dicas de leitura
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
    • Enviar Vagas (Agências ou empresa)
  • Fale Conosco
No Result
View All Result
Portal Hortolândia
No Result
View All Result

Último encontro do Curso de Extensão sobre Educação Integral propõe debate sobre Direitos Humanos e Inclusão

24 de novembro de 2021
in Nossa Cidade

Evento aberto ao público, promovido pela Federal da Bahia, em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, acontece nesta quarta-feira (24/11), às 18h 

“Educação Integral, Direitos Humanos e Inclusão” é o tema do 9° e último encontro do curso de extensão “Educação Integral e Democracia: Interfaces, Convergências e Urgências”, que acontece ao vivo, de maneira remota, nesta quarta-feira (24/11), às 18h.

A formação é promovida pelo Observatório Nacional de Educação Integral, por meio da UFBA (Universidade Federal da Bahia), em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Hortolândia. O evento é aberto à comunidade e pode ser acompanhado em tempo real pelo seguinte link: https://www.youtube.com/channel/UCBxj7xy5o096Bfc5zvt_Hng. 

O curso acontece desde março deste ano e busca promover debates acerca dos principais temas da educação integral e, assim, contribuir com o enfrentamento e impacto da pandemia nas comunidades escolares. Hortolândia, que acaba de retomar as aulas presenciais na rede municipal, conta com o programa de Educação Integral desde 2017. A iniciativa beneficia estudantes do 1° ao 5° ano, no município. 

Participam do encontro desta noite os seguintes convidados: a Profa. Cláudia Cristina Pinto Santos, membro da equipe pedagógica do Curso de Extensão em Educação Integral – UFBA/FACED/GEPEC; o Prof. Orlandil Moreira, da UFPB (Universidade Federal da Paraíba); o Prof. José Antônio Matos, para compartilhar experiências; e a Prof. Dra. Jaqueline Moll, mediadora do evento. 

O debate será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da TV Undime Bahia (União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação-BA) e poderá ser acessado também pela página da entidade no Facebook: https://www.facebook.com/webtvundimebahia.  

Voltado a diretores, assistentes de direção, coordenadores pedagógicos, professores, educadores e agentes educacionais, o curso de extensão em formato online ocorreu entre os meses de março e novembro de 2021, na última quarta-feira de cada mês. Além da oportunidade de terem aulas com professores e convidados especiais, os profissionais inscritos também recebem certificado de participação ao final do curso e conteúdos variados para o estudo dos temas através da plataforma virtual de aprendizagem da UFBA.  

No último encontro, o tema “Educação integral, cidade educadora e territórios educativos”, tendo como palestrantes a pesquisadora Ana Beatriz Goulart de Faria, pela USP (Universidade de São Paulo); o Prof. Especialista em arte educação, Valdson José de Santana Júnior; o professor e pesquisador Márcio Tascheto da Silva; a Profa. Dra. Eliara Zavieruka Levinski, e a Prof. Dra. Jaqueline Moll, mediadora do evento.  

Saiba mais sobre os participantes do Fórum de Debate: 

Cláudia Cristina Pinto Santos possui graduação em Ciências Sociais pela UFBA, Especialização em Metodologia, Pesquisa e Extensão em Educação – Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Especialização em Gestão Escolar Universidade Contemporânea (UnC), Mestrado em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL), Doutoranda em Educação – UFBA. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo – UFBA/FACED/GEPEC, articuladora do Comitê Territorial Baiano de Educação Integral Integrada. Faz parte da Equipe Pedagógica do Curso de Extensão em Educação Integral – UFBA/FACED/GEPEC. Atuou como consultora do MEC/UNESCO, no Programa Mais Educação, Assistente Técnica para Pleno Municipal de Educação MEC/UNDIME-BA/SEC, redatora da Educação Infantil para Currículo Bahia – PROBNCC/UNDIME-BA/SEC e na Coordenação UNDIME no Comitê de Governança do Currículo Referencial Bahia, é Coordenadora de Educação Integral da Rede Municipal de Ensino de Nazaré – Bahia e Coordenadora Acadêmica da Faculdade Olga Mettig. É professora, tendo atuação na Educação Básica e Ensino Superior Presencial e EAD. Temas: Educação Integral, Currículo escolar, Educação e sociedade, Políticas Educacionais. 

Prof. Orlandil Moreira possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1984), mestrado em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal da Paraíba e no Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos (PPGDH). Tem experiência de ensino e pesquisa na área de Sociologia e Educação, com ênfase em Educação Popular, movimentos sociais e direitos humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, Educação Integral, juventude, movimentos sociais, poder local e participação cidadã e direitos humanos. 

Mediadora: Jaqueline Moll é Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cursou Graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim, Especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Especialização em Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado parte dos estudos na Universidade de Barcelona. Atualmente é professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: química da vida e saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Frederico Westphalen. Foi Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (2014-2018). Foi professora colaboradora da Universidade de Brasília (2006-2008). Trabalhou no Ministério da Educação (2005-2013), tendo exercido as funções de Diretora de Políticas e Articulação Institucional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Permanente, Alfabetização e Diversidade e Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica. 

Links para a participação Web TV Undime Bahia:  

YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCBxj7xy5o096Bfc5zvt_Hng 

Facebook – https://www.facebook.com/webtvundimebahia

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Publicidade

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Tags: cursoeducaencontroextensintegralsobreultimo
Previous Post

Projeto Concertos Oficiais tem apresentação temática sobre danças com a Banda Municipal de Hortolândia

Next Post

Hortolândia não terá Carnaval 2022

Related Posts

Jardim Ricardo
Nossa Cidade

Hortolândia avança em tratativas para obra contra alagamentos na região do Jardim Ricardo

Área de lazer no Jd. Amanda
Nossa Cidade

Área de lazer no Jd. Amanda é inaugurada e já começa a receber moradores

Hortolândia anuncia investimento
Nossa Cidade

Hortolândia anuncia investimento de R$ 347 milhões até 2029

uniformes escolares de 2026
Nossa Cidade

Hortolândia já prepara uniformes escolares de 2026 para 25 mil alunos da rede municipal

Previsão do tempo
Nossa Cidade

Previsão do tempo para o fim de semana em Hortolândia

Procon de Hortolândia
Nossa Cidade

PROCON de Hortolândia alerta consumidores para evitar golpes nas compras de fim de ano

Next Post
carnaval

Hortolândia não terá Carnaval 2022

Natal Shopping Park City Sumaré

cinema

rmc urgente

rmc urgente

Posts recentes

  • Corinthians vai usar premiação da Copa do Brasil para retirar transferban
  • Santos conta com permanência de Gabriel Brazão em 2026
  • Palmeiras projeta grande aumento de todas as receitas em 2026
  • Thiago Silva está prestes a fechar com o Porto em 2026
  • Gabigol explica erro contra o Corinthians: “Não tem desculpa”

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

No Result
View All Result
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Nossa Cidade
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
    • Casa e Jardim
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Moda
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Dicas de leitura
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
    • Enviar Vagas (Agências ou empresa)
  • Fale Conosco

Portal Hortolândia

Vá para versão mobile