A Prefeitura de Hortolândia apresentou, em audiência pública realizada na última quinta-feira (12/02) no Paço Municipal, as diretrizes do novo contrato de concessão do transporte público. O evento contou com a participação da sociedade civil e de vereadores, e trouxe uma série de inovações que prometem modernizar o sistema e ampliar a qualidade do serviço no município com serviços como transporte sob demanda por aplicativo.
Transporte sob demanda por aplicativo
Uma das principais novidades é a implantação do transporte coletivo por aplicativo, em duas modalidades. A primeira permitirá que linhas de ônibus existentes, que atendem regiões de baixa demanda, possam ser solicitadas fora do horário regular pelo aplicativo, com a mesma tarifa. A segunda funcionará como um serviço agendado, similar ao táxi por aplicativo, com tarifa variável conforme percurso e número de passageiros, utilizando micro-ônibus.
Frota ampliada e mais conforto
A nova concessão prevê o aumento da frota municipal dos atuais 35 para 44 ônibus, sendo 40 operacionais e quatro de reserva. Todos os veículos contarão com ar-condicionado e wi-fi, elevando o padrão de conforto para os usuários. O contrato terá vigência de 15 anos, prorrogável por igual período, com valor estimado de R$ 276 milhões. A expectativa é que o edital de licitação seja publicado em abril deste ano.
Ônibus elétricos e eletroterminal
A nova frota incluirá os sete ônibus elétricos já adquiridos pela Prefeitura, fruto de um convênio com o governo federal. Para viabilizar a operação, a Estação de Transferência Pinheiros, na avenida Olívio Franceschini, será transformada em um eletroterminal para recarga dos veículos.
A licitação da obra já foi publicada, com sessão pública marcada para 26 de fevereiro. Em setembro de 2025, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes assinou os contratos para a operação dos elétricos, tornando Hortolândia a primeira cidade do Brasil a eletrificar a frota do transporte público com recursos federais.
Novas linhas e inclusão
O novo contrato também prevê a criação de novas linhas municipais e linhas gratuitas, além de um transporte especial para pessoas com deficiência (PcDs) , reforçando o compromisso com a acessibilidade e a inclusão social.
Tecnologia a serviço da qualidade
A Prefeitura desenvolverá um aplicativo próprio para auditoria, inspeção e controle de emissões de poluentes dos ônibus. A concessionária terá seu desempenho avaliado por indicadores nos três primeiros anos; a partir do quarto ano, a pontuação obtida impactará no valor pago pelo município, estimulando a melhoria contínua do serviço.
Próximos passos
Após a audiência, a Secretaria de Mobilidade Urbana dará início à consulta pública, quando o edital de licitação será disponibilizado para contribuições da população. A modernização do transporte coletivo é uma das principais bandeiras da atual gestão, alinhada aos conceitos de cidade inteligente, sustentável e humana.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98










