As ações de prevenção contra as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, adotadas pela Prefeitura de Hortolândia de forma ininterrupta, como rotina de trabalho, incluem a oferta de teste rápido para detecção de Dengue e Chikungunya nas unidades de saúde. Com o diagnóstico agilizado, a Secretaria de Saúde tem melhores condições de oferecer os cuidados necessários aos pacientes, proporcionando uma recuperação mais rápida. Neste ano, a cidade registra oito casos suspeitos de Dengue, sendo que dois já foram previamente identificados como positivos por meio dos testes rápidos. Agora, a Secretaria de Saúde enviará amostras de sangue destas pessoas para que o diagnóstico seja confirmado.
Os testes rápidos disponíveis nas unidades básicas de saúde são capazes de identificar casos de Dengue e Chikungunya em poucos minutos, apenas com a utilização de uma gota de sangue, retirada com uma picada realizada por agulha na ponta do dedo do paciente. Com o exame de sangue tradicional, levaria cerca de 30 dias para a confirmação das doenças.
De acordo com o diretor do Departamento de Saúde Coletiva da Prefeitura, Antônio Roberto Stivalle, a utilização dos testes rápidos segue critérios pré-estabelecidos, uma vez que o exame é eficaz para detecção das doenças apenas nos primeiros dias de sintomas. “Não são todos os pacientes que têm indicação para o teste rápido. Além disso, todos os testes com resultado positivo são encaminhados para sorologia, para que o exame de sangue valide o resultado”, completou.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98