Com debates sobre políticas públicas voltadas para cidades inteligentes, que priorizam a qualidade de vida da população, a Prefeitura de Hortolândia promove, nesta sexta-feira (05/06) o Seminário Digital de Meio Ambiente. No programa estão previstas palestras sobre ações integradas em torno d’“Os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) e a Gestão Municipal”. Para participar, os interessados devem acessar o link do evento, a partir das 14 horas.
O tema visa fomentar o debate em torno da Agenda 2030, documento que fortalece e inspira novas políticas públicas. As palestras abordarão a “Formação dos Gestores Públicos”, “Política Municipal de Meio Ambiente”, “Água e Saneamento”, “Iniciativa Lixo Zero” e a “ODS como Inspiração para Ação Regional”.
O seminário é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com o apoio da Escola de Gestão Pública de Hortolândia (EGPH), órgão da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal.
Os participantes poderão participar de um debate pós-palestras. Além disso, dúvidas e sugestões poderão ser encaminhadas ao e-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
.
A atividade acontece em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e contará com a participação de profissionais da própria Prefeitura e de especialistas convidados renomados na área.
A secretária adjunta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, ressalta a importância da ação e da participação popular. “Iremos comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, data importante para estimular mudanças de atitudes e sensibilizar quanto à importância do respeito e preservação ao meio ambiente, o que, com certeza, irá refletir nas nossas futuras gerações”, afirma Eliane.
O Seminário
DATA: 05/06/2020, sexta-feira HORÁRIO: 14h
Para participar do seminário, os interessados deverão acessar o link do webinar, na data e hora da conferência (acesse aqui o link). A sala online tem capacidade para até mil participantes. Não é necessário se inscrever previamente.
Sobre os ODS
Os ODS, instituídos em 2015 pela Organização das Nações Unidas, abrangem metas universais a serem alcançadas até 2030 e visam à implantação do desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: ecológica, social e econômica.
Este é o documento mais relevante, após a Agenda 21, que foi lançado na ECO92 (realizada em 1992 na cidade do Rio de Janeiro). Em sua formulação, combina metas e indicadores para medir e inspirar novas políticas públicas. Assim, empresas, governo, sociedade civil e toda a população podem criar ações individuais e conjuntas.
Programação
14h – Abertura Oficial
14h20 – Apresentação musical e mímica com Ricardo Zanoni, Carlos Campos, Neide Martins e Márcia Campos
14h30h – Carlos Maldonado – Diretor da Escola de Gestão Pública de Hortolândia – “ODS e a Formação dos Gestores Públicos”
14h55 – Elaine Sousa – Diretora do Departamento de Licenciamento Ambiental e Gestão de Resíduos da SMMADS/PMH – “ODS e a Política Municipal de Meio Ambiente”
15h20 – Vicente Andreu Guillo – Estatístico, ex-presidente da ANA – Agência Nacional de Águas – “ODS, Água e Saneamento”
15h45 – Profa. Emília Wanda Rutkowski – Livre Docente FEC Unicamp e Coordenadora do Laboratório Fluxus – “ODS e a Iniciativa Lixo Zero”
15h10 – Mimo Ravagnani – Superintendente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) – “ODS como Inspiração para Ação Regional”.
15h30 – Debates pós-palestras e encerramento.
Moderador: Gustavo Cherubina, Assessor Técnico SMMADS /PMH e integrante do Fórum Popular da Natureza – Núcleo PCJ
#HortolândiaSolidária #FiqueEmCasa #Coronavírus
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98