Equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana realizam ações de educação para o trânsito para orientar munícipes sobre o novo semáforo que a Prefeitura instalou na Avenida da Emancipação, ao lado da Rua Antônio Nélson Barbosa, no cruzamento com a Rua Presidente Tancredo Neves. O equipamento, um semáforo para travessia de pedestres, acionado por botão, entrou em funcionamento, na manhã desta quinta-feira (28/09). A ação educativa vai até terça-feira (03/10).
Em meio aos agentes, duas “personagens” decisivas no trânsito (o “Anjo da Guarda” e a “Morte”) abordam pedestres e motoristas e distribuem panfletos de orientação. Ressaltam a importância de colaborar para a segurança no trânsito, seja cruzando a via na faixa apropriada para isto, seja, ao dirigir, adotando hábitos seguros, tais como evitar o celular, utilizar cinto de segurança, transportar crianças no banco de trás, respeitar o farol vermelho e a faixa de pedestres.
Semáforo para pedestres
O novo semáforo permite aos munícipes atravessar, de maneira segura, inicialmente, por até 15 segundos no trecho mais longo, no sentido Av. Olívio Franceschini—Av. da Emancipação. Caso seja necessário, a Secretaria de Mobilidade Urbana alterará o ciclo do equipamento, para mais ou para menos. Durante os próximos dias, técnicos semafóricos vão monitorar o dispositivo para ajustar o funcionamento.
A via ganhou ainda nova faixa de pedestres e reforço nas já existentes, assim como faixa de retenção de veículos e letreiro de “Devagar Pedestre”. Neste trecho, a velocidade máxima permitida na avenida é 60 km/h. Nas marginais (ruas Antônio Nélson Barbosa e Líbero Badaró), há faixas de pedestre e placas indicativas de velocidade máxima permitida, que é de 30 km/h.
Passagem de pedestres
No mesmo local, a Administração implantou passagem para pedestres, estrutura que possibilita o acesso seguro entre o Jd. do Bosque e o Jd. Santa Rita de Cássia, próximo ao Cartório Eleitoral. A passagem para pedestres foi construída em concreto e possui rampas de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Os acessos atravessam a Avenida da Emancipação e permitem que os pedestres cruzem a avenida sem a necessidade de subir nos canteiros existentes.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98