Vacina, que também protege contra catapora, estará disponível nas unidades de saúde a partir de 1º de outubro
Auxiliares de enfermagem, técnicos e enfermeiros da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, participaram, nesta quinta-feira (19/09), de uma reunião de capacitação em imunização. A formação, oferecida pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Vigilância Epidemiológica, teve como objetivo preparar os profissionais para a inclusão de uma nova vacina no calendário básico. A partir de 1º de outubro, o município passa a oferecer a tetra-viral injetável, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).
De acordo com a enfermeira responsável pela formação, Samira de Carvalho, a tetra estará disponível exclusivamente para crianças de 15 meses. “Nesta idade, a criança receberia a tríplice viral que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, menos a catapora. As mães que procurarem a sala de vacina na data correta do calendário vacinal da criança poderão imunizar o filho por meio da tetra. Já quem perder o prazo e procurar a sala de vacinar quando a criança tiver passado de 15 meses, vai garantir a tríplice viral”, explicou, destacando a necessidade de vacinar as crianças no mês exato. A medida, explica Samira, é uma determinação do Ministério da Saúde para que a vacina seja incluída gradativamente no calendário.
Atualização
No mês passado, a Prefeitura de Hortolândia participou da Campanha Nacional de Atualização Vacinal. No período de 24 à 30 de agosto, os agentes das salas de vacina conferiram as carteirinhas de vacinação das crianças, a fim de que todas as doses em atraso fossem atualizadas. Essa já foi uma ação preparatória à inclusão das novas vacinas no calendário. Ao todo, 877 crianças precisaram receber alguma vacina que estava atrasada.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98