Com o avanço natural do envelhecimento, os idosos tornam-se mais suscetíveis a problemas de saúde, o que exige preparo específico de quem trabalha diretamente com eles. Pensando nisso, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Hortolândia, ligado à Prefeitura, realizou nesta segunda-feira (18/11) uma capacitação em primeiros socorros para as equipes do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), no Remanso Campineiro, e do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas, ambos vinculados à Secretaria de Governo.
Treinamento teórico e prático
A capacitação abordou, de forma prática e teórica, como agir em emergências comuns entre idosos, incluindo convulsões, engasgos, mal súbito, desmaios, quedas, fraturas e paradas cardiorrespiratórias. 25 servidores municipais participaram do treinamento.
“Devido a fatores como doenças, mobilidade reduzida e déficits visuais, os idosos têm maior risco de enfrentarem situações como quedas ou engasgos, que demandam ação rápida e eficaz em primeiros socorros. É essencial que os profissionais saibam como intervir em emergências desse tipo”, explica o coordenador do SAMU, Renato Lopes Machado, responsável por ministrar a formação.
SAMU como referência em capacitação
O SAMU de Hortolândia realiza regularmente capacitações em primeiros socorros, beneficiando tanto servidores de diferentes secretarias municipais quanto membros de entidades da sociedade civil. Reconhecido pela sua atuação proativa, o órgão é referência em níveis regional, estadual e federal.
Este ano, o SAMU capacitou agentes de segurança presidencial e ganhou destaque internacional ao apresentar seu trabalho em um congresso latino-americano de medicina de emergência, realizado na Argentina.
Compromisso com a segurança e o bem-estar dos idosos
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura em garantir que os profissionais que atendem idosos estejam preparados para lidar com situações emergenciais, promovendo mais segurança e cuidado à população da melhor idade.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98