A Prefeitura de Hortolândia atende ao pedido da comunidade e mantém, na rotatória implantada no acesso à nova avenida em obras no Jd. Santa Clara, um poço artesiano tradicionalmente utilizado pela comunidade local. A construção da rotatória preserva, ainda, três espécies de árvores nativas, existentes ali há mais de 70 anos: um cambuatã e dois amendoins bravos. A obra da rotatória segue em execução, nesta terça-feira (29/10), com a concretagem de guias e sarjetas e a ligação dos acessos viários da nova via às ruas já existentes no entorno. A nova avenida tem 320 metros, desde a rua Osvaldo Ribeiro Carrilho, no Jd. Santa Clara do Lago I, até a avenida da Emancipação, no cruzamento entre a loja Havan e o Hospital Municipal. A obra, realizada com recursos provenientes de convênio com o Governo Federal, faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento).
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, em algumas obras realizadas no município há a necessidade de remoção de espécies nativas ou exóticas para que os trabalhos sejam realizados. No caso da avenida que está em obras, algumas espécies de árvores exóticas, principalmente mangueiras, foram retiradas. Já as três nativas foram mantidas, em atendimento à solicitação da população e, também, dada a importância destas espécies para o meio ambiente. “São árvores que, com toda certeza, têm mais de 70 anos”, enfatiza o técnico em agropecuária e coordenador do Viveiro Municipal, Toni Cláudio Andrade Sousa.
Todas as obras do município são vistoriadas pela Secretaria de Meio Ambiente, a fim de identificar espécies que precisam ser suprimidas. “A Prefeitura realiza a compensação ambiental das árvores que precisam ser cortadas. Para cada espécie nativa cortada, outras 25 espécies nativas são plantadas em área de preservação permanente. Já para cada espécie exótica, outro exemplar único de árvore nativa é plantada”, destacou Sousa.
Obra
A rotatória em implantação pela Prefeitura no Jd. Santa Clara fará ligação viária da nova avenida com a rua Ida Amádio (rua da feira), rua Pedro Pereira dos Santos (Clínica Madesa) e rua Osvaldo Ribeiro Carrilho (Hospital Municipal). Quem passa pela avenida da Emancipação, na altura do Hospital Municipal, pode ver o avanço da obra, que facilitará o tráfego de veículos até o Jd. Novo Ângulo. A nova avenida contará com quatro faixas (duas de cada sentido), canteiro central gramado, calçada para pedestres em ambos os lados e ciclovia em uma das laterais, além de sistema de drenagem de águas pluviais, rampas de acessibilidade e sinalização de trânsito.
Ao cruzar a avenida da Emancipação, a via se estenderá sentido Estrada do Panaíno, que fica nas proximidades do bairro Green Park, em frente ao Centro de Especialidades Médicas. A ação complementa a duplicação da Estrada do Panaíno, obra que também está em andamento.
A partir deste ponto, a Estrada do Panaíno segue em acesso de terra, com passagem sob linha férrea e sobreposição de córrego. Com as obras de duplicação em andamento neste outro trecho, 2,267 quilômetros desta estrada serão alargados e asfaltados até a rua Osvaldo de Souza, no Jd. Novo Ângulo, passando pela rua Damião Antônio da Silva, próximo do traçado do Corredor Metropolitano Noroeste. O trajeto terá ciclofaixa, paisagismo, calçada para pedestres e iluminação de LED. Além disso, será construída uma ponte para travessia sobre o córrego. A obra de prolongamento, realizada com recursos financiados pelo Banco CAF, deve ser finalizada no primeiro semestre do ano que vem, mesmo prazo para conclusão da nova via no Jd. Santa Clara.
A ligação viária desde a região do Jd. Santa Clara até o Jd. Novo Ângulo facilitará o acesso dos motoristas ao Corredor Metropolitano, de onde será possível seguir para Campinas quando todo o traçado da via expressa de ônibus estiver concluído. O viário também é uma alternativa de novo trajeto entre as regiões da cidade. Hoje, os motoristas da região do Jd. Santa Clara precisam pegar a avenida da Emancipação para seguir em dois trajetos possíveis sentido Novo Ângulo: pela Ponte da Esperança ou pela Rodovia SP-101. A nova interligação viária desafogará o trânsito na avenida da Emancipação, principalmente nos horários de pico.
PIC
Estas duas obras, realizadas pela Prefeitura, são ações do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que prevê mais de 100 obras e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias com a iniciativa privada, governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98