A rodovia SP-101 Campinas-Monte registrou entre a noite de sexta-feira (27) e domingo ( 29) em menos de 48 horas, 5 acidentes graves, resultando com 3 vítimas fatais.
Na noite de sexta-feira, 27, um pedestre foi atropelado por um motociclista na altura do quilômetro 6 sentido Monte Mor, onde morreu e teve o corpo mutilado. Na madrugada de sábado, 28, motociclista escorregou em poça de óleo no quilômetro 10, caiu na via e foi atropelado e socorrido ao hospital Mário Covas. Ainda pela manhã de sábado um acidente na altura do quilômetro 13, onde um motociclista colidiu na traseira de um ônibus do transporte público, e na queda foi atropelado por um micro ônibus. Na noite de sábado uma mulher tentava atravessar a pista na altura do quilômetro 12, sentido Campinas, foi atropelada por uma motocicleta, teve o pé arrancado com a força do impacto. No domingo, 29, um motociclista perdeu o controle na altura do quilômetro 7, sentido Campinas, colidiu na defensa metálica e foi arremessado cerca de 20 metro e caiu no canteiro central da rodovia, e morreu no local.
As características da Rodovia jornalista Francisco Aguirre Proença e o fato de, todos os dias, a via receber um alto número de veículos fazem da SP-101 (Campinas-Monte Mor) uma das estradas que tem o maior número de acidentes entre as rodovias da região, segundo informações da Polícia Rodoviária.
Ainda de acordo com a polícia, o maior número de acidentes acontece entre os quilômetros 2 e 20 da rodovia, que não estão nos municípios de Campinas, Hortolândia e Monte Mor.
Para a Polícia Rodoviária, a principal causa dos acidentes é o motorista, que não mantém distância de segurança dos demais carros que transitam pelo local, causando colisões e quedas, no caso dos motociclistas. Para a Ecopistas, a maior causa é mesmo a imprudência do motorista ao dirigir.
Acidentes
Segundo a Polícia Militar Rodoviária, foram registrados na SP-101 de 1° de Janeiro à 30 de Abril uma média de 2 acidentes a cada 3 dias. Foram 65 acidentes com 93 vítimas, destes, foram com 5 vítimas fatais.
Para evitar novos acidentes, a Polícia Rodoviária informou que estabeleceu o Programa de Redução de Acidentes de Trânsito e Segurança Viária, onde serão fiscalizados a falta do uso do cinto de segurança e dispositivos de retenção, a fiscalização do excesso de velocidade, a fiscalização de condutores embriagados ou utilizando substâncias de efeitos análogos, fiscalização de ultrapassagem em local proibido, além da fiscalização de motocicletas e seus condutores.
Já a Rodovias do Tietê informou que com o objetivo de melhorar a segurança viária a concessionária mantém o Plano de Redução de Acidentes, iniciativa que contempla um conjunto de atividades voltadas para a segurança viária, sejam elas educativas, de engenharia ou mesmo de fiscalização em parceria com a Polícia Militar Rodoviária. A Rodovias do Tietê afirmou também que realiza trabalhos de engenharia como a revitalização da sinalização (placas, pintura de solo e tachas refletivas), fechamento de vãos livres, implantação de telas de proteção no canteiro central – para inibir a travessia de pedestres pelas faixas de rolamento – e de dispositivos de segurança, como barreiras de concreto e defensas metálicas.
Por: Cézar Henrique
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