Nossa Cidade

Roda de conversa sensibiliza mulheres sobre a violência de gênero

Atividade da programação do Mês da Mulher, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, aconteceu no CRAS Jd. Primavera, nesta quinta-feira (10/03)

A violência contra a mulher foi o tema em debate, na manhã desta quinta-feira (10/03), no grupo formado por cerca de 30 mulheres, reunidas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Jd. Primavera, órgão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. A ação integra a programação especial promovida pela Prefeitura de Hortolândia para o Mês da Mulher. Neste ano, segundo dados do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Governo, 113 mulheres vítimas de violência foram atendidas, em janeiro e fevereiro. 

As participantes são mulheres atendidas pelo Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) naquela unidade. A roda de conversa foi conduzida pela assistente social Josefa Teixeira, coordenadora do CRAM(Centro de Referência e Atendimento à Mulher) “Débora Regina Leme dos Santos”. Ao enfocar o tema da violência doméstica de gênero, Josefa ressaltou aspectos importantes, como autoestima e valorização pessoal. 

“Levamos as mulheres a refletirem sobre o valor que cada uma dá a si mesma e o quanto se gostam. Falamos do tema desenvolvido neste mês pela programação que é ‘Liberdade para sonhar e determinação para conquistar’”, afirma ela.

Órgão de referência no atendimento a vítimas de violência em Hortolândia, o CRAM foi criado em 2017. Desde então, a equipe multiprofissional já socorreu mais de 2 mil mulheres, realizou e intermediou mais de 10 mil procedimentos, entre acolhimentos e atendimentos psicossociais; orientação jurídica à vítima; registro de Boletim de Ocorrência Eletrônico; acompanhamento ao IML (Instituto Médico Legal), a hospitais e UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento); retiradas de pertences com apoio da Guarda Municipal; além de recâmbio para cidades de origem e famílias extensivas. 

Em 2017, a equipe realizou 282 atendimentos; já em 2018, foram 428, número parecido com os de 2019, 450, e de 2020, 440. Porém, em 2021, houve um aumento de 50% em relação a 2020, sendo registrados 660 atendimentos de casos de violência doméstica. 

Programação

No dia 17 de março, às 9h, a equipe do CRAM estará no CRAS Novo Ângulo, na Rua Francisco Bereta, 330, para falar sobre o tema “Quantas mulheres existem em você?”.

No dia 18 de março, às 9h, haverá roda de conversa no CCS (Centro de Convivência Social) Jd. Brasil, na Rua da Amizade, 240. O evento, em parceria com o Infap (Instituto e Formação e Ação Política), levanta a seguinte questão: “Quais as dificuldades da mulher preta, pobre e periférica na nossa sociedade?”.

Já no dia 22 de março, no CRAS Santa Clara, na Rua Estados Unidos, 271, haverá dois eventos. O primeiro, às 9h, sobre o tema “Administrando Emoções – Valorização Ser Mulher”. O segundo às 10h, sobre “Evolução Consciente”, com a servidora da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social junto ao programa “Capacita Hortolândia”, Michele Piconi, que contará um pouco da história do “Dia Internacional da Mulher”, levando os presentes a descobrir o equilíbrio e a autoestima.

Mês da Mulher

A Prefeitura de Hortolândia promove, ao longo deste mês, uma série de atividades para celebrar o dia internacional da mulher. A programação mobiliza diversas secretarias municipais.

De acordo com a chefe do Setor de Políticas Públicas para Mulheres, Jacyra Souza, as ações de celebração do “Mês da Mulher” começaram no dia 1° de março com a iluminação ornamental em tons rosa na Ponte da Esperança (Estaiada). Além disso, os portais das avenidas São Francisco e Thereza Ana Cecon Breda estão com mensagens alusivas à programação. Os ônibus municipais receberam cartazes em homenagem ao Mês da Mulher. 

As secretarias municipais também organizam uma série de atividades convidando a comunidade feminina a uma participação mais efetiva nas ações e no desenvolvimento de políticas públicas. Haverá palestras, rodas de conversa, ações de fortalecimento e realização de exames voltados à promoção da saúde da mulher.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...