A obra de reforma da UBS (Unidade Básica de Saúde) Jd. Novo Ângulo, realizada pela Prefeitura de Hortolândia, chega na fase final. Toda a estrutura interna e externa foi recuperada, inclusive o telhado do prédio, numa ação que garantirá mais conforto e segurança para pacientes e profissionais. Nesta quinta-feira (12/12), o prefeito Angelo Perugini esteve na UBS e conferiu o andamento dos trabalhos. A previsão é que a UBS Jd. Novo Ângulo seja reaberta no início do próximo ano. Para as intervenções em andamento, foram investidos R$ 1,740 milhão, por meio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
Para que as intervenções sejam realizadas com segurança, a UBS Jd. Novo Ângulo, localizada na rua Edezio Vieira de Moraes, nº 146, no Jd. Novo Ângulo está fechada. O atendimento dos pacientes foi direcionado para outro endereço provisório, na avenida Antônio da Costa Santos, nº 170, no Jd. Nova América. Cerca de 30 mil pessoas residem na área de abrangência desta unidade de saúde. Quando a reforma ficar pronta, o atendimento no endereço oficial volta ao normal.
“Esta unidade de saúde atende uma ampla área, incluindo o Jd. Novo Ângulo e o Jd Nova América. Estamos do lado da obra do Corredor Metropolitano e da implantação do novo acesso à cidade pela Rodovia SP-101. Mas a área da saúde também recebe atenção especial. A reforma da UBS Jd. Novo Ângulo é muito importante para esta região. O telhado já foi trocado e tem obra em todo o prédio. São ações que fazem parte do nosso projeto de reestruturação da saúde, com várias UBSs em reforma, além da obra do nosso Hospital que começará em breve”, destacou Perugini.
Mais reformas
Além da UBS Novo Ângulo, a Prefeitura trabalha nas reformas das UBSs Santiago e Jd. Adelaide. Na UBS Santiago, que continua aberta durante os trabalhos, a reforma resultará na oferta de novos serviços no local: a partir do próximo ano, a população atendida contará com atendimento em saúde bucal, farmácia e brinquedoteca. A reforma é realizada com recursos próprios da Prefeitura de Hortolândia e executada em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. A unidade de saúde do Jd. Santiago realiza atendimento de moradores dos bairros Jd. Aline, Jd. Conceição, Vila Guedes, além do Jd. Santiago.
Já na UBS Adelaide, a reforma também contempla toda estrutura interna e externa, além do telhado. Como a intervenção é ampla, a unidade está fechada e os cerca de oito mil moradores da área de abrangência, que envolve o Jd. Adelaide e o Jd. Terras de Santo Antônio, foram direcionados para atendimento na UBS Rosolen. Quando a unidade for reaberta, ela também contará com farmácia.
A oferta de serviço odontológico e farmácia nas UBSs Jd. Santiago e Adelaide atende a proposta da Secretaria de Saúde em levar ações básicas a todas as unidades de saúde. Hoje, já são 13 farmácias em funcionamento. Com a retirada de medicamentos mais perto de casa, na própria unidade onde realizam acompanhamento médico, os pacientes têm mais facilidade em aderir ao tratamento, com conforto e comodidade.
Transformação na saúde
As reformas nas unidade de saúde fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), implantado pelo prefeito Angelo Perugini para incentivar o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para a realização destas intervenções, a Prefeitura conta com apoio da iniciativa privada, dos governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.
A Prefeitura de Hortolândia desenvolve uma série de obras e ações para a reestruturação do sistema de saúde na cidade, que incluem a reforma e ampliação do Hospital Municipal, a reforma de UBSs, a abertura de farmácias em todas as unidades de saúde, entre outras melhorias que resultam em mais qualidade no atendimento prestado aos munícipes.
A principal intervenção na área da saúde é a reforma do Hospital Municipal. Serão investidos R$ 12,5 milhões nesta ação, que incluirá reforma desde a fachada até as instalações internas, garantindo a ampliação de 62 para 100 leitos, com 10 vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto. Entre os novos serviços que serão oferecidos no local está o exame de tomografia, medida que colaborará para agilizar o diagnóstico dos pacientes.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98