A recuperação da área degradada na Vila Real, próxima à rua 10, já pode ser vista! A empresa contratada está construindo caixas de captação de águas pluviais no talude da margem esquerda do canal, que foi implantado no leito do afluente do Ribeirão Jacuba.
As caixas recebem as águas de chuva e as escoam no córrego, evitando a erosão e protegendo os taludes. Ao todo, seis caixas complementarão as outras seis que já foram executadas, no mês passado.
Além disso, nesta semana, haverá o plantio de cerca de 1.500 mudas de árvores de espécies nativas no local. A obra visa transformar uma área degradada em um espaço agradável de lazer e convivência para a comunidade.
O projeto começou com a canalização em concreto de 441 metros de extensão do leito do córrego, seguida da construção e pavimentação de um viário de 187 metros de extensão, ligando as ruas Atévio Alves Moreira e Benedita Rosa da Silva.
Mais sobre a recuperação da área degradada na Vila Real
Na etapa atual, está sendo preparado o terreno para a implantação de mais um trecho de pista de caminhada e ciclovia e, posteriormente, para a construção da área de lazer e convivência, com paisagismo e plantio de árvores e iluminação em LED. A pista de caminhada e ciclovia terão, ao final, 1.050 metros de extensão e serão construídas ao longo do sistema e da canalização, estendendo-se até o “Superviário”, outra obra em construção pela Prefeitura para o prolongamento da avenida Amélia Basso Breda.
A canalização do córrego é do tipo aberta, e nos trechos do emboque e desemboque, o canal tem um “bolsacreto”, sistema de construção com bolsas que servem de proteção das margens, contenção de taludes e encostas. O objetivo da Administração Municipal é oferecer à comunidade local mais segurança e qualidade de vida.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98