Nossa Cidade

Medição da quantidade de larvas de Aedes aegypti encontradas em casas de Hortolândia

Hortolândia mantém seu compromisso no combate ao Aedes aegypti com o início da Análise de Densidade Larvária (ADL), promovida pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria de Saúde. Esta ação, que começa nesta semana, tem como objetivo contabilizar a quantidade de larvas do mosquito encontradas nas residências.

Esse estudo é imprescindível para entender a infestação do mosquito na cidade, e os dados coletados ajudarão a Prefeitura a planejar novas estratégias e reforçar ações de prevenção, especialmente com a chegada do verão, período em que o Aedes é mais ativo.

Quantidade de larvas do mosquito da dengue e suas escalas

Durante as visitas, os agentes da UVZ recolhem, identificam e contabilizam as larvas para gerar o Índice de Breteau, que classifica a infestação em três escalas: baixo (0 a 1), médio (1 a 4) e alto (acima de 4). A ADL é realizada três vezes por ano e, de acordo com a análise de julho, o índice foi de 1, dentro das expectativas do órgão, refletindo uma tendência de baixa infestação durante o inverno.

Além da ADL, Hortolândia continua a vacinação contra a Dengue, agora ampliada para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, visando aumentar a cobertura vacinal. A vacina é aplicada em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.

Desde o início da vacinação em abril, o município já registrou 14.492 casos notificados de Dengue, com 4.149 confirmações e sete óbitos. Para garantir uma melhor adesão, a vacinação está disponível diariamente em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no horário das 8h às 15h30.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...