Cerca de 20 professores da rede municipal de Hortolândia que atuam na EJA (Educação de Jovens e Adultos) participaram de uma formação sobre Projetos Integradores ministrada pelo professor Huyrá Araújo, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).
A formação, realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa. Marleciene Priscila Presta Bonfim, é uma parceria da prefeitura com o IFSP e tem como objetivo ampliar a visão dos educadores sobre a educação de jovens e adultos.
Durante a formação, o professor Huyrá Araújo trouxe uma visão histórica e crítica da educação brasileira, levando os participantes a analisar a realidade dos alunos matriculados na modalidade EJA no Brasil e, mais especificamente, no município de Hortolândia. A partir da perspectiva das potencialidades dos projetos integradores, os professores puderam explorar uma educação mais ampla, integral e humana, sempre contextualizada com a realidade da EJA e seus alunos.
Mais detalhes sobre os Projetos Integradores
A parceria entre a prefeitura e o IFSP tem trazido benefícios para os estudantes da EJA, que passaram a ter acesso a cursos técnicos profissionalizantes no câmpus Hortolândia. Além disso, os profissionais da EJA tiveram os horários de formação reorganizados, possibilitando a realização de formações continuadas às segundas-feiras, à noite. Está prevista também a formação específica de Libras (Língua Brasileira de Sinais), alinhada aos componentes curriculares da EJA e voltada a toda a equipe docente da modalidade, em resposta à necessidade de atender melhor os alunos surdos.
Com a formação em Projetos Integradores, os professores da EJA de Hortolândia estão mais capacitados para oferecer uma educação mais ampla e integral aos estudantes da modalidade. A iniciativa da prefeitura, em parceria com o IFSP, demonstra o compromisso do município em oferecer educação de qualidade para todos.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98