Connect with us

Nossa Cidade

Projetos contemplados pela lei Aldir Blanc realizam atividades musicais, de dança e teatro

imagem 38

Se você está a fim de entretenimento cultural, a dica é conferir quatro projetos de música, dança e teatro que têm o apoio da Prefeitura de Hortolândia. Esses projetos foram contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais dos setores artístico-culturais do município cujas atividades foram afetadas pela pandemia do Coronavírus. 

Para quem curte rap, o grupo Klandestinos (foto) realizará, nesta quinta-feira (08/07), a live “Horizontes”. A transmissão começará às 20h no canal do YouTube da Secretaria de Cultura (CLIQUE AQUI). Além de cantar suas músicas, o grupo contará ainda com a participação dos convidados PR9!, Léo RC, Vilão Gangsta, LabZero19 e grupo Nessa Hora. “Na live, vamos também homenagear as pessoas que faleceram por causa da Covid-19. Uma dessas pessoas foi a mãe do nosso DJ”, destaca o vocalista Snake. Criado na cidade em 2012, o grupo é formado por Snake, Jesus Costa, Douglas e DJ Davi Frias. Antes de se unirem, cada um dos integrantes já trabalhou com outros artistas e grupos conhecidos da cena brasileira de rap/hip hop, como Inquérito, Cidadão de Papel, Ndee Naldinho, Dexter, Território Negro, Nelson Triunfo & Funk e Cia, e Matéria Rima. Em 2016, o grupo lançou o disco “Os Sonhos Não Envelhecem”. Atualmente, o quarteto prepara um novo disco, intitulado “Horizontes”, previsto para ser lançado neste ano. 

Anuncio

Já para quem quer aprender música, nesta sexta-feira (09/07) será exibida uma oficina online sobre teoria musical. A exibição será, às 14h, no canal do YouTube da Secretaria de Cultura. Ministrada pelas professoras Edilaine Silva e Rosalina George da Silva, a oficina tem cunho introdutório. Será mostrada a estrutura básica para o aprendizado de qualquer instrumento musical. Também serão demonstrados exercícios práticos de musicalização infantil, ritmos (linguagem rítmica e corporal) síncope, execução de escalas maiores e menores em um órgão eletrônico, dentre outros tópicos. “O objetivo é mostrar de maneira lúdica alguns conceitos e teorias musicais”, explica a professora Edilaine Silva. 

DANÇA

Advertisement

A cultura negra é o destaque da apresentação de dança que o grupo Ojú Oba que será exibida, neste sábado (10/07), às 20h. A exibição será no canal do YouTube da Secretaria de Cultura. O grupo apresentará uma coreografia inspirada na música “Preto Em Movimento”, do rapper MV Bill. Criado em 2003, o Ojú Oba é um grupo de dança afro tribal ligado à associação Ponto de Cultura Caminhos. 

E se você gosta de movimentar o corpo, a dica é participar do workshop para líderes de grupos de dança que será ministrada pela academia DançArt em parceria com a Cia. Apóstolos, neste sábado (10/07). A atividade será presencial e terá duas oficinas. A primeira será de dança espontânea, às 9h. Já a segunda oficina, “Criando Novos Passos”, será às 11h. Em virtude da pandemia do Coronavírus, as vagas são limitadas. Estão disponíveis 8 vagas para cada um das oficinas. Os interessados devem se inscrever via WhatsApp no telefone (19) 98160-5919. Em caso das vagas serem preenchidas, as pessoas que se inscreverem poderão acompanhar as oficinas por meio do aplicativo Zoom. O link será informado na inscrição. A atividade acontecerá na própria academia, localizada no Jardim Amanda. O workshop seguirá os protocolos sanitários com o uso obrigatório de máscara, distanciamento, disponibilização de álcool em gel para higienização e medição de temperatura.

A oficina de dança espontânea ensinará os participantes sobre como utilizar o movimento físico como uma forma de expressão pessoal. O objetivo é fazer com que cada participante saiba como unir a capacidade técnica com a sua essência interior. Já a oficina “Criando Novos Passos” mostrará aos participantes como criar novas possibilidades de dança e passos, trabalhando a sensibilidade e a espontaneidade de maneira criativa. O workshop será ministrado pela líder da Companhia de Dança Apóstolos, Vivian Lazerini. Ela é professora, produtora e diretora formada na escola de ballet do Theatro Municipal de São Paulo e em jazz pelo The American Ballet Center, de Nova York.

TEATRO

Advertisement

Para quem tem interesse em se iniciar no trabalho do dramaturgo Augusto Boal (1931-2009), a dica é se inscrever para a oficina “Introdução Ao Teatro do Oprimido”. A atividade será presencial, na próxima quarta-feira (14/07), em dois horários: das 9h às 12h e das 14h às 17h. A oficina acontecerá na Escola de Teatro Augusto Boal, órgão da Secretaria de Cultura, localizada na rua Casemiro de abreu, s/nº, Jardim Amanda II.   

Em virtude da pandemia do Coronavírus, as vagas são limitadas. Estão disponíveis 10 vagas para cada uma das turmas. Os interessados devem se inscrever via WhatsApp no telefone (19) 98287-2513. A oficina seguirá os protocolos sanitários com o uso obrigatório de máscara, distanciamento, disponibilização de álcool em gel para higienização e medição de temperatura.

De acordo com a atriz Thairine Barbosa, que ministrará a oficina, o “Teatro do Oprimido” foi um método criado por Augusto Boal que abrange jogos, exercícios e técnicas teatrais com o objetivo de abordar a realidade das camadas sociais menos favorecidas. Por meio de novas técnicas, Boal trabalhou a preparação do ator em busca da transformação do pensamento social. A oficina será voltada, preferencialmente, para crianças e adolescentes de 10 a 15 anos. “O objetivo é estimular esse público a começar a desenvolver um pensamento mais crítico”, explica Thairine.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Praça da Cidadania

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Fruto de uma parceria entre o Fundo Social da Prefeitura de Hortolândia e o Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo, o complexo comunitário foi recebido com entusiasmo pela população, autoridades municipais e estaduais, incluindo o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

A inauguração representa um avanço significativo para a cidade, sendo a primeira unidade do tipo na região e a sétima no estado de São Paulo.

Anuncio

“Esta é mais uma obra impulsionada pela boa relação com o Governo do Estado. O cuidado com as pessoas, que já é uma marca consagrada em Hortolândia, está também alinhado com as diretrizes do governo estadual”, destacou o prefeito Zezé Gomes, ressaltando a importância da parceria para o desenvolvimento da cidade.

Praça da Cidadania

Governador Tarcísio de Freitas fala sobre a Praça da Cidadania

O governador Tarcísio de Freitas reiterou o compromisso do estado com Hortolândia, enfatizando a importância da Praça da Cidadania como um espaço de formação, lazer e inclusão social. “Hortolândia pode esperar sempre esta parceria do governo do estado. A Praça de Cidadania vai ser um local que permitirá formar novos microempreendedores ou abrir as portas de mercado de trabalho para muitas pessoas”, afirmou o governador.

Localizada no Jardim Nova América, a Praça da Cidadania de Hortolândia abrange uma área construída de 7 mil metros quadrados, oferecendo uma ampla gama de infraestrutura para atividades esportivas, de lazer e formação profissional. O espaço inclui quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol society, pista de skate, pista de caminhada, bicicletário, parque infantil, academia ao ar livre, horta comunitária e redário.

Advertisement

Um dos diferenciais da Praça da Cidadania é a presença da Escola de Qualificação Profissional, com dez salas destinadas a oferecer cursos diversos, como informática, gastronomia, moda e arte, beleza e bem-estar, entre outros. Essa iniciativa visa capacitar a população e abrir novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

diminuir o calor dentro de casa

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de céu parcialmente nublado à tarde.

Não se descarta a ocorrência de pancadas muito rápidas e isoladas à tarde, uma vez que o teor de vapor de água e a presença de calor poderão favorecer o desenvolvimento de algumas nuvens ao ponto de ocasionar chuvas, embora as chances sejam pequenas. No entanto, não há riscos associados. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

Anuncio

A tendência para o sábado é de predomínio de sol, com períodos de céu parcialmente nublado. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

sáb.
33°21°

Advertisement

dom.
33°20°

seg.
34°20°

ter.
34°19°

qua.
34°20°

Advertisement

qui.
34°20°

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

mega-sena mega-sena
Nossa Região10 horas ago

Aposta de Campinas leva mais de 5 milhões na Mega-Sena 2717

Nesta quinta-feira, 25 de abril, os olhares dos apostadores se voltaram para São Paulo (SP), onde foi revelado o tão...

julia zanatta julia zanatta
Brasil10 horas ago

Comparação entre SC e Maranhão gera controvérsia na política

A deputada federal Júlia Zanatta foi recentemente alvo de críticas após comparar os estados de Santa Catarina e Maranhão em...

Vagas de emprego na Nestlé Vagas de emprego na Nestlé
Cursos10 horas ago

Nestlé e coliga anunciam cursos de gastronomia gratuitos para jovens de todo o Brasil

A Co.liga – escola digital de cursos gratuitos no campo da economia criativa – e a Nestlé se uniram em...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil11 horas ago

Sorteio da Mega-Sena 2717: confira os números premiados

Na noite desta quinta-feira (25), foram divulgados os números sorteados da Mega-Sena concurso 2717. Os números premiados são: 06 –...

Praça da Cidadania Praça da Cidadania
Nossa Cidade13 horas ago

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região...

diminuir o calor dentro de casa diminuir o calor dentro de casa
Nossa Cidade16 horas ago

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de...

sp101 sp101
Nossa Região17 horas ago

SP 101 vai ganhar passarela, confira:

A Rodovias do Tietê, concessionária responsável pela administração das rodovias que formam o Corredor Leste da Rodovias do Tietê, inicia...

Advertisement
cinema

Populares