A segurança das crianças é uma prioridade em qualquer comunidade, especialmente quando se trata de perigos inesperados como acidentes com escorpiões. Ciente dos riscos e da necessidade de conscientização, a Prefeitura de Hortolândia lançou um projeto-piloto inovador para prevenir incidentes com esses artrópodes venenosos. A iniciativa começou na última quinta-feira (22/08), envolvendo os 600 alunos da EMEF Maria Celia Cabral Amaral, no Jardim Amanda.
O projeto traz um método educativo e lúdico para ensinar às crianças como se proteger contra escorpiões. Em vez de simples palestras, a abordagem adotada é um espetáculo teatral interativo criado pelos agentes da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), vinculada à Secretaria de Saúde. A peça não apenas entreteve os alunos, mas também ofereceu dicas práticas sobre como evitar que escorpiões entrem em suas casas.
A apresentação aconteceu na quadra da escola, onde a UVZ preparou um ambiente que simula diferentes partes de uma casa, destacando possíveis esconderijos para os escorpiões. Escorpiões empalhados com resina foram utilizados para representar de forma realista esses esconderijos, tornando o aprendizado mais envolvente e eficaz. Foram realizadas quatro sessões durante o dia, duas pela manhã e duas à tarde, permitindo que todos os estudantes participassem.
Este projeto educacional é apenas o começo. A UVZ, em colaboração com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, está desenvolvendo uma agenda para levar essa peça teatral a outras escolas municipais ainda este ano. A meta é alcançar um número maior de alunos e garantir que todos estejam bem informados sobre como se proteger contra escorpiões.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98