O projeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que ligará Campinas, Hortolândia e Sumaré avança mais uma etapa importante. A Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo anunciou que as audiências públicas para discutir o traçado e os impactos da obra devem ocorrer no segundo semestre de 2026.
Com previsão de 44 quilômetros de extensão e 18 estações, o novo modal promete revolucionar o transporte na Região Metropolitana de Campinas (RMC), beneficiando diretamente mais de 1,6 milhão de moradores — e colocando Hortolândia como peça-chave na integração regional.
Projeto VLT para Hortolândia
Para Hortolândia, o VLT representa mais do que um novo meio de transporte: é um marco de desenvolvimento urbano e econômico. A cidade, que cresce rapidamente e concentra polos industriais e tecnológicos, deve se tornar um ponto estratégico da linha, conectando trabalhadores, estudantes e moradores às cidades vizinhas com rapidez e conforto.
A expectativa é que o edital de concessão seja lançado em 2027 e que o sistema entre em operação em 2028, caso o cronograma seja mantido. Estima-se a geração de 3 mil empregos diretos e indiretos durante a fase de obras, além de redução nas emissões de poluentes e no uso de combustíveis fósseis.
A integração com o Trem Intercidades (TIC) — que ligará Campinas à capital — e com o Aeroporto Internacional de Viracopos reforça a posição de Hortolândia como um hub de conexão regional, reduzindo o tráfego nas rodovias Anhanguera e Bandeirantes e incentivando o transporte coletivo de alta eficiência.
Estudos ambientais para o projeto
Atualmente, os estudos técnicos, ambientais e econômicos seguem em andamento e devem definir o traçado final, a localização das estações e a modelagem de concessão, que contará com participação da iniciativa privada. O VLT da RMC integra o programa SP nos Trilhos, que prevê R$ 190 bilhões em investimentos em ferrovias, metrôs e trens urbanos em todo o Estado.
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