Prefeitura ministrou palestras na EE (Escola Estadual) Maristela Carolina Mellin, nesta terça-feira (16/08)
Os jovens são aliados importantes do poder público no combate ao descarte irregular de resíduos. Para incentivar esse público a participar dessa luta, a Prefeitura de Hortolândia retoma a realização de palestras ambientais em escolas da cidade. Essa é uma das ações que marca a retomada do programa “Agenda Verde”. Nesta terça-feira (16/08), o Núcleo de Educação Ambiental, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, ministrou duas palestras para 360 alunos do Ensino Médio da EE (Escola Estadual) Maristela Carolina Mellin, no Jardim Minda.
A equipe do núcleo orienta os estudantes sobre a importância do descarte correto de resíduos nos 12 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) disponibilizados em várias regiões da cidade pela Prefeitura.
Os agentes ainda explicam que os materiais recicláveis recolhidos pela Prefeitura nos PEVs e por meio do serviço de coleta seletiva porta a porta são destinados para a Cooperativa Águia de Ouro, parceira da Prefeitura. O valor obtido pela cooperativa com a coleta, a triagem e a venda dos recicláveis gera renda para as cerca de 20 pessoas de baixa renda que trabalham na cooperativa. Outros temas abordados nas palestras são uso racional de água e energia elétrica, queimadas, dentre outros.
“A realização das palestras para os jovens é sempre interessante. Buscamos estimulá-los para que assumam seu papel na transformação da cidade, da rua onde eles moram. Para aproximá-los da realidade em que eles vivem, mostramos fotos das ações da retomada do programa ‘Agenda Verde’ que a Prefeitura realizou na região do Jardim São Jorge, que é próxima à escola onde eles estudam”, salienta o coordenador do núcleo, Ricardo Zanoni.
A programação de palestras prossegue nesta quarta-feira (17/08) com a realização de duas ações para 380 estudantes do Ensino Fundamental II da mesma escola. O coordenador Ricardo Zanoni salienta que essas palestras terão cunho mais lúdico em virtude dos alunos serem de uma faixa etária mais jovem.
Escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, associações de bairro, entidades beneficentes, igrejas e empresas que tenham interesse em receber a palestra sobre educação ambiental da Prefeitura, podem entrar em contato para agendar a atividade pelo e-mail
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
.
Agenda Verde
Em paralelo às palestras, a Prefeitura de Hortolândia percorre diferentes regiões da cidade com o programa “Agenda Verde”. Nesta semana, as equipes de Fiscalização e de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável continuam a realizar ação casa a casa na região do Parque do Horto.
Os agentes conversam e informam os moradores sobre a retomada do programa. As equipes também dão orientações sobre como fazer o descarte correto de resíduos nos PEVs e distribuem material explicativo sobre outros temas ambientais, como queimada e ligação correta de esgoto.
Na ação, os agentes também têm reforçado com a população a importância de manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, e o aplicativo Agenda Verde.
Aplicativo
A retomada do programa conta com uma ferramenta de comunicação disponível para os moradores. É o aplicativo Agenda Verde. Por meio da ferramenta, as pessoas podem fazer denúncias de descarte irregular de resíduos na cidade. O Aplicativo pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store do celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.
Programa “Agenda Verde”
O programa “Agenda Verde” foi instituído em 2017, na gestão do falecido prefeito Angelo Perugini. Nessa primeira fase, o programa executou ações de enfrentamento às demandas ambientais, com ênfase nas questões da destinação correta dos resíduos, limpeza e zeladoria da cidade.
Crime ambiental
O descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas é crime ambiental, sujeito à multa. O valor da multa varia de 25 a 10.000 UFMHs (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia, que neste ano é de R$ 4,0941), de acordo com a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas). Já o valor da multa para descarte irregular em terreno particular também varia de 25 a 10.000 UFMHs.
Fonte: Prefeitura
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98