“O Impossível é uma questão de tempo”. Este é o tema da semana de formação em torno da educação especial e inclusiva que a Prefeitura de Hortolândia promove, até sexta-feira (30/08), para professores do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, na FACH (Faculdades de Hortolândia), no Jd. Amanda. A ação da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia atinge diretamente 520 professores, beneficiando também, indiretamente, 13.590 estudantes municipais.
As formações são ministradas por profissionais coordenados e orientados pela coordenadora da Educação Especial, Regina Célia Shigemoto. A equipe é formada por Adriana Maria Sersun Calefi, Elaine Ap. da Silva, Gislene Cristiane Guidolin Santos, Kelly Harumi Lírio Tamashiro, Lívia Cristiane Pereira Dal Bello, Milena Castro de Sousa Ramos Oliveira, Míriam do Amaral Contin, Patrícia Inácia Machado e Sheila Gonçalves Serrano.
De acordo com Regina Shigemoto, a semana de formação visa preparar, informar e formar os professores do ensino Fundamental a trabalhar em sala de aula com crianças com deficiência. “O tema nos faz pensar que cada pessoa tem uma forma única de aprender e seu próprio tempo para desenvolver as competências necessárias para a aprendizagem, sejam elas de autonomia, independência, socialização e acadêmicas. A formação é ministrada por professores do AEE (Atendimento Educacional Especializado), que têm contato direto nas unidades escolares com professores, alunos, equipe gestora e família. Estão sendo apresentados vários materiais didáticos, jogos, estratégias de ensino e aprendizagem. Outro objetivo é mostrar aos professores as diversas possibilidades de adaptação e flexibilização curricular que atendem as reais necessidades e expectativas do aluno com deficiência”, afirma a coordenadora pedagógica, salientando que os participantes já sugeriram a realização de novas formações específicas sobre cada deficiência.
“A formação dos professores é uma atividade prevista em calendário escolar e o objetivo desta semana é refletir sobre as diversas possibilidades de trabalho no processo de ensino e aprendizagem da crianca com deficiência. Conhecer a criança, suas particularidades e necessidades e também partilhar as experiências e saberes nos faz repensar nossa prática e amplia nosso olhar pedagógico e profissional, para acreditar que ‘o impossível realmente é questão de tempo’. A parceria entre os profissionais e o trabalho coletivo na escola nos motiva a querer sempre mais e trabalhar a cada dia em prol dos nossos alunos. A diferença não é uma barreira, é um caminho de possibilidades”, afirma a diretora do Departamento de Educação Básica, Maybe Letícia Lordano de Freitas.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98