Consumidor pode pedir orientações pelos canais de atendimento do órgão
O Procon (Programa de Defesa e Proteção do Consumidor) de Hortolândia, órgão de defesa do consumidor vinculado à Prefeitura, alerta os cuidados que os clientes devem tomar na hora de efetuar as compras durante a “Black Friday”, que acontece na quinta-feira (25/11), época conhecida pelas significativas promoções em muitas lojas. No entanto, o que parece ser atrativo requer inúmeros cuidados para evitar golpes.
“O cuidado deve ser tomado principalmente para compras de produtos específicos, aqueles que o consumidor aguardou o ano inteiro para adquirir. Primeiramente, importante analisar o orçamento doméstico nesse final de ano. Apesar do 13º salário, início de ano sempre vem com despesas extras, como matrícula escolar, IPVA, férias. Teve uma folguinha e resolveu ir às compras, faça uma lista de desejos, coloque nela tudo o que você precisa comprar. Isso evita gastos desnecessários”, explica a diretora do Procon de Hortolândia, Ana Paula Portugal.
CAUTELA TAMBÉM NA HORA DE PAGAR
O Procon também ressalta que ofertas tentadoras demais, principalmente de páginas em redes sociais, devem ser estudada, já que o número de golpes aumentou consideravelmente durante a pandemia do Coronavírus, onde o consumidor preferiu realizar compras virtuais.
“Será o primeiro ano com a possibilidade de pagamento via Pix. Então, redobre a atenção, pois depois de realizada a operação, ela não pode ser revertida pelo consumidor. Tem todo um processo burocrático para solicitar o dinheiro de volta e, na maioria dos casos, o consumidor tem que ingressar judicialmente. Faça buscas na internet e verifique o histórico das empresas”, informa Ana Paula.
AÇÃO ANTIFRAUDES
Semana passada, equipes do Procon de Hortolândia percorreram grandes lojas da cidade para iniciar a operação que fiscaliza a veracidade dos descontos para a “Black Friday”. No dia da ação, as equipes também estarão nas lojas fiscalizando se realmente há o desconto prometido.
PROCON ATENTO
O Procon está atento para todas as situações que possam lesar o consumidor em compras realizadas no comércio local. Denúncias podem ser feitas pelo e-mail
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, pelos telefones (19) 3819-1400, ramais 7034 ou 7035, (19) 3819-1024 ou via WhatsApp pelos números (19) 99635-4208 e (19) 99979-5162. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O Procon fica dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
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