De 23 de dezembro a 03 de janeiro, 1.8 mil detentos se beneficiaram da “saidinha” de final de ano na região. Contudo, 83 que cumprem pena em regime semiaberto no presídio de Hortolândia não retornaram às unidades prisionais.
As informações são da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Estado de São Paulo e este número de pessoas que não voltaram representa 4,6% do total. Em Sumaré, dos 90 presos autorizados a saírem, apenas dois não se reapresentaram, um percentual de 2,2%.
Quando um detento não retorna ao cumprimento de sua pena, ele é automaticamente considerado foragido, perdendo o direito ao regime semiaberto. Esse tipo de violação resulta em uma mudança para o regime fechado, quando o indivíduo for recapturado pelas autoridades. As autoridades locais reforçam o combate à fuga e monitoramento dos detentos para garantir a ordem no sistema penitenciário.
Em Americana, no entanto, não houve nenhum beneficiado pela saída temporária no Centro de Detenção Penitenciária (CDP), e em Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa, que não possuem unidades prisionais, o benefício não foi concedido. O caso evidencia as disparidades no cumprimento das saídas temporárias na região, com a variação nos índices de retorno de presos nas diferentes cidades.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98