25 de junho de 2024
Nossa Cidade

Preservar os recursos hídricos do município é responsabilidade de todos

Fórum Mundial sobre Arborização

Em evento comemorativo ao Dia Mundial da Água, nesta terça-feira (22/03), Prefeitura sensibiliza população sobre a importância do uso consciente do recurso natural 

É necessário cuidar dos recursos hídricos da cidade para que as próximas gerações também possam usufruir deles. Essa foi a principal mensagem no evento comemorativo ao Dia Mundial da Água realizado pela Prefeitura de Hortolândia, na manhã dessa terça-feira (22/03), no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang. O evento contou com a presença do prefeito José Nazareno Zezé Gomes. Também participaram alunos da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Josias da Silva Macedo, que fica anexa ao parque, e da E.E. (Escola Estadual) Pastor Roberto Rodrigues de Azevedo.

O evento foi aberto com uma apresentação encenada por dois servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que estavam trajados com fantasias. Na apresentação, os servidores contaram a história da criação do parque, destacando que a implantação do espaço revitalizou a região, que no passado estava degradada e era utilizada para descarte irregular de resíduos e lixos. Outro tema abordado na apresentação foi a luta da população para reinvidicar a implantação de serviços de coleta de esgoto e tratamento da água. 

O prefeito Zezé Gomes destacou o fato do munícipio ter um rio que não recebe águas contaminadas oriundas de outras localidades. “Hortolândia tem um rio que não polui a cidade. Somos abastecidos com a água do Rio Jaguari. São 20 quilomêtros para a água chegar aqui. Por isso, é importante preservarmos os recursos hídricos da cidade para garantirmos o abastecimento de água para as próximas gerações. Hoje é um dia de reflexão sobre a importância de preservar a água e usar esse recurso com consciência. Que cada um de vocês seja um soldado nessa luta!”, salientou o prefeito.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, também ressaltou que a data deve ser um momento para a população refletir sobre a importância da preservação e do uso racional dos recursos hídricos do município. “O Dia Mundial da Água vai além da comemoração. É uma data em que devemos refletir sobre o tema. A causa ambiental depende do envolvimento de todos. Cada um deve fazer sua parte. A Prefeitura tem realizado várias obras e ações para tornar a cidade cada vez mais sustentável e inteligente, e com isso preservar os recursos hídricos para as próximas gerações”, destacou Eliane. 

Com muita animação, os alunos da EMEB Josias da Silva Macedo realizaram uma apresentação artística relacionada com o tema da água. Em seguida, o prefeito, alunos e autoridades fizeram a soltura de cerca de 500 tilápias na lagoa menor localizada na região central do parque. O evento foi encerrado com o abraço simbólico em torno da mesma lagoa.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98