Bebês prematuros demandam cuidados especiais devido à sua fragilidade. Para garantir o bem-estar dessas crianças, a Prefeitura de Hortolândia realizou, nesta semana, uma capacitação para as equipes de enfermagem do Hospital e Maternidade Municipal Mario Covas.
A ação faz parte da campanha Novembro Roxo, que tem como marco o Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17 de novembro.
A capacitação, conduzida pela Linha de Cuidado Materno Infantil do hospital, abordou o conceito de prematuridade e aspectos gerais sobre o tema, com ênfase nos cuidados necessários para recém-nascidos prematuros.
Segundo a enfermeira Juliana Bitencourt, que liderou a formação, a atividade é essencial para o município, que registrou um aumento no número de nascimentos prematuros nos últimos dois anos. Atualmente, nascem, em média, cinco bebês prematuros por semana em Hortolândia.
“Embora a prematuridade não seja uma doença, ela é uma intercorrência que exige atenção. Durante a formação, destacamos a importância dos cuidados com esses recém-nascidos. A participação das equipes foi excelente, com muitas dúvidas esclarecidas, o que mostra o interesse em aprimorar o atendimento”, ressaltou a enfermeira.
De acordo com Juliana, bebês prematuros são aqueles que nascem antes de 37 semanas de gestação, sendo que o período ideal da gestação é de 40 semanas. A prematuridade pode trazer riscos tanto para o bebê quanto para a mãe, dependendo de cada caso.
Dados do Ministério da Saúde e do Unicef revelam que aproximadamente 12% dos partos no Brasil resultam em nascimentos prematuros, colocando o país na 10ª posição mundial em número de prematuros.
A enfermeira reforça a importância do pré-natal e de hábitos saudáveis durante a gestação para prevenir partos prematuros. “O pré-natal é essencial para monitorar a saúde da mãe e do bebê. Além disso, uma alimentação equilibrada e o cuidado com o bem-estar geral da gestante podem reduzir os riscos de prematuridade”, destacou.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98